Análise do Campaign Monitor

Campaign Monitor recensione

Visão Geral:

O Campaign Monitor surgiu como uma solução para um problema encontrado pelos web designers universitários Ben Richardson e David Greiner: eles não conseguiam encontrar o que procuravam nas ferramentas de marketing por email existentes. Em 2004 eles começaram a criar o Campaign Monitor, sobretudo para eles mesmos. Porém, eles acabaram por abrir o serviço a outros designers e empresas frustradas. Hoje, o Campaign Monitor serve mais de 120000 clientes pagantes, incluindo notáveis como Buzzfeed, Coca-Cola, Disney, Airbnb e os San Diego Chargers.

O foco na otimização de cada uma das partes do processo de marketing por email é uma das características fundamentais do Campaign Monitor, mas seria negligente se não comentasse sobre a extraordinária beleza do próprio produto. Embora a funcionalidade e conveniência fossem importantes no design, a equipa que criou este ESP também quis que fosse bonito. Aliar a funcionalidade ao design de forma tão bem conseguida é algo que muitas empresas de software tentam fazer, mas nem todas conseguem. O Campaign Monitor consegue, e de uma forma graciosa.

O melhor de tudo? Pode mais ou menos experienciar tudo o que o Campaign Monitor tem para oferecer após se registar; nenhuma das principais funcionalidades–desde respondedores automáticos até à criação de relatórios–está oculta atrás de uma parede de pagamento. O programa tem as suas falhas, especialmente para utilizadores muito avançados, mas as empresas que procuram um ESP que possa fazer face à grande maioria das suas necessidades (com o mínimo de complicações) devem dar uma olhada ao Campaign Monitor.

Preços:

O Campaign Monitor oferece três planos de pagamento: Básico, Ilimitado e Principal. Embora exista um teste ilimitado gratuito (sem necessidade de cartão de crédito) que permite aos utilizadores testar o conjunto completo de funcionalidades, este não vai para além de permitir o envio de um email. Se quiser enviar até um simples email, terá de gastar dinheiro. Contudo, pode enviar emails de teste para até cinco endereços por campanha e, como tal, poderá avaliar cada uma das fases do processo.

Plano Básico

O Plano Básico inclui automatização e permite que os utilizadores enviem um número máximo de emails por mês cinco vezes superior ao número máximo de subscritores autorizados para esse nível. O nível mais baixo, por exemplo, permitiria que os utilizadores enviassem um máximo de 2500 emails.

  • 0 – 500 subscritores: $9
  • 501 – 2500: $29
  • 2501 – 5000: $49
  • 5001 – 10000: $89
  • 10001 – 15000: $129
  • 15001 – 25000: $199
  • 25001 – 50000: $299

Plano Ilimitado

O Plano Ilimitado remove os limites de emails mensais, permite uma automatização ilimitada, design e testes de spam ilimitados e inclui assistência prioritária.

  • 0 – 500 subscritores: $29
  • 501 – 2500: $59
  • 2501 – 5000: $99
  • 5001 – 10000: $149
  • 10001 – 15000: $249
  • 15001 – 25000: $399
  • 25001 – 50000: $699

Plano Principal

O plano Principal tem tudo o que o plano Ilimitado inclui, e adiciona a monitorização em atividade e funcionalidades de análise para justificar o preço mais alto. Embora bastante mais caras, estas funcionalidades têm o potencial de revolucionalizar a sua empresa e, como tal, provavelmente vale a pena considerar.

  • 0 – 5000: $149
  • 5001 – 10000: $249
  • 10001 – 15000: $399
  • 15001 – 25000: $499
  • 25001 – 50000: $899

Em todos os casos, se tiver mais de 50000 subscritores, pode ir aqui para solicitar uma cotação especial para necessidades de envio de grandes volumes. Também existe um desconto de 15% para organizações sem fins lucrativos, o que é um gesto bonito!

Baseado na Web ou Instalado Localmente

O Campaign Monitor é totalmente baseado em nuvem e não é necessário fazer o download para utilizar no seu computador.

Tamanho de Empresa Suportado

O Campaign Monitor aparentemente suporta empresas de todos os tamanhos, embora os concorrentes ofereçam planos de gama baixa mais flexíveis para empresas mais pequenas. Os utilizadores têm de começar a gastar dinheiro imediatamente se desejarem enviar emails.

Fácil Utilização

O processo de inscrição do Campaign Monitor é simples, sendo necessária uma quantidade de informação mínima dos novos utilizadores: nome, empresa, email, palavra-passe.

O painel divide os seus separadores em áreas discretas. Os links relacionados com as contas estão deslocados e ocultos no topo da página, enquanto as ferramentas de criação de campanhas e listas estão situadas de forma destacada e brilhante mais ou menos um par de centímetros abaixo. Ser-lhe-ão dadas quatro opções de início: Visão Geral (inicialmente, um painel com links para tutoriais, posteriormente, informações importantes sobre as campanhas), Campanhas, Automatização e Listas & Subscritores. Deslocados deste grupo principal estão os Modelos e Clientes.

Algo escondida numa barra lateral das configurações de conta está a opção para mudar de layout de conta de “múltiplos clientes” para “empresa única”. Isto simplifica um pouco o layout removendo algumas opções que provavelmente não utilizará se estiver a tratar do marketing de uma empresa única.

Criação de Campanhas de Email

O Campaign Monitor oferece centenas de modelos, que divide em categorias como newsletters, anúncios e feedback. Os utilizadores também têm a opção de importar os seus próprios arquivos HTML ou de criar um simples email de texto simples (tenha em atenção que o programa não pode monitorizar cliques ou aberturas em campanhas de texto simples). Apesar de não oferecer o mesmo nível de manipulação como programas dedicados de design tipo Photoshop ou InDesign, o Campaign Monitor permite-lhe redimensionar as suas imagens, ajustar cores e iluminação, e até retocar “imperfeições”. A falta de utilidade durante a fase de criação de emails foi uma das nossas maiores críticas da última vez que analisámos o Campaign Monitor e, como tal, é bom ver que corrigiram a falha.

A edição de texto é um pouco melhor, com uma seleção de 10 tipos de letra e a possibilidade de utilizar negrito, itálico e inserir links adicionais.

Quando está pronto, o utilizador pode pré-visualizar o seu design para ver como fica na caixa de entrada do computador ou num dispositivo móvel antes de enviar.

Enviar a Campanha

Enviar a campanha é simples, e o Campaign Monitor irá acompanhá-lo ao longo do processo. Se não criou uma lista de contactos até este ponto, o programa irá solicitar-lhe que o faça. Pode enviar emails de teste para até cinco destinatários. Estes não contam para os seus emails mensais (nem contam como emails relativamente ao término do seu teste gratuito).

Quando estiver satisfeito com o seu teste, pode agendar o email para ser enviado imediatamente ou num prazo futuro.

Ao adicionar contactos, o programa dá-lhe a opção de especificar uma lista como opção única ou opção confirmada; a segunda implica enviar emails de confirmação antes de adicionar formalmente um contacto à lista. Não é necessária confirmação quando importa uma lista. Uma excelente funcionalidade para os subscritores que digitam manualmente é a possibilidade de registar informações adicionais sobre um contacto simplesmente separando cada pedaço de informação com uma vírgula. No próximo ecrã, poderá corresponder cada uma dessas entradas a uma coluna para criar uma célula de folha de cálculo de forma eficaz.

Outra óptima opção é a possibilidade de separar campanhas enviando versões ligeiramente diferentes da mesma campanha de email para diferentes utilizadores de teste para ver qual é a versão que obtém a melhor resposta. Esta funcionalidade permite-lhe separar assuntos, o seu nome de emissor, ou o próprio conteúdo dos emails.

Criação de Relatórios de Campanhas de Email

Enquanto aqueles que subscrevem os planos Básico e Ilimitado obtêm acesso aos relatórios de nível básico (número de cliques e aberturas, etc.), aqueles que desejem pagar pelo plano Principal obtêm acesso a análises bastante avançadas. Estas permite-lhe monitorizar os subscritores individuais e os seus hábitos no seu site e até contactá-los diretamente para dar um toque mais pessoal. Isto é claramente mais útil para empresas que vendem produtos físicos, portanto, se esse for o seu modelo empresarial, talvez valha a pena dar uma olhada.

Atendimento e Apoio ao Cliente

À primeira vista, as opções de atendimento ao cliente do Campaign Monitor são algo escassas, não dispondo de assistência em tempo real na forma de chat ao vivo ou até de serviço telefónico. Isto é de alguma forma compensado pelo rápido tempo de resposta da sua equipa de apoio ao cliente por email 24/7 e a uma rigorosa e pesquisável base de dados de conhecimentos.

  • Apoio por Email:Esta parece ser a via de contacto preferida da empresa. Pouco tempo após se registar no serviço, será provavelmente contactado por um representante que lhe irá perguntar se deseja alguma ajuda e lhe irá dar um endereço de email direto através do qual poderá entrar em contacto com ele ou ela. Também pode contactar a empresa em qualquer altura utilizando este formulário. As respostas às minhas questões foram rápidas, no espaço de uma ou duas horas.
  • Base de dados de apoio:Os utilizadores podem aceder a uma base de conhecimentos online introduzindo a sua questão num campo de pesquisa, que irá devolver uma seleção de artigos potencialmente úteis ou publicações de fóruns. Também pode explorar o guia de utilizador do software, que está dividido em 10 categorias.
  • Fóruns:O Campaign Monitor mantém um fórum de utilizador ativo; isso requer um login separado.
  • Guias:As origens de web design da empresa ficam patentes na grande quantidade de ofertas de guias da empresa. Alguns destes guias são especificamente sobre como utilizar o Campaign Monitor, enquanto outros focam-se nos princípios gerais do marketing por email. De qualquer forma, vale a pena examiná-los se está a considerar subscrever este serviço.

Comentários Negativos e Reclamações

Há poucos registos de comentários negativos ao Campaign Monitor. Não existem registos de reclamações sobre a empresa no BBB, RipOff Report ou ComplaintsBoard. O programa está atualmente avaliado com 4.4/5 estrelas no G2 baseado em 10 comentários. A aplicação do iPhone está avaliada com 3 estrelas na App Store — em versões anteriores, os utilizadores avaliaram negativamente o programa com base em alguns erros. Mas ainda não existem comentários à versão atual, lançada em abril de 2015.

As críticas ao Campaign Monitor incluem:

  • Escassez de funcionalidades:Praticamente todos os utilizadores elogiaram a qualidade das opções oferecidas pelo Campaign Monitor, mas muitos consideraram que as suas experiências poderiam ter sido melhoradas através da inclusão de algumas funcionalidades de nicho e avançadas, como a possibilidade de comparar os resultados de listas individuais.
  • Integrações Limitadas:Alguns utilizadores queixaram-se de que as suas integrações preferidas não estavam disponíveis.
  • Priços:Embora ninguém tenha reclamado do preço propriamente dito, houve alguma confusão com a monitorização do plano básico de ambos os subscritores e emails enviados, assim como com o valor do plano da campanha.

Comentários Positivos e Testemunhos

Os utilizadores têm muitas coisas positivas a dizer sobre o Campaign Monitor. O site também mantém uma lista de clientes satisfeitos importantes.

Eis o que as pessoas apreciam no Campaign Monitor:

  • Fácil Utilização:Com o Campaign Monitor os utilizadores  podem levantar-se e começar a correr quase imediatamente, graças à interface simples e intuitiva e aos excelentes modelos de email.
  • Atendimento ao Cliente: Apesar de não ter apoio telefónico ou por chat, o Campaign Monitor parece satisfazer as dúvidas dos clientes com um apoio técnico e de vendas por email rápido e responsivo.
  • Criação de Relatórios Claros e Acessíveis:Os clientes elogiam a apresentação das ferramentas de criação de relatórios, que dizem permitir-lhes facilmente compreender e utilizar a informação que lhes é apresentada.
  • Automatização:Alguns utilizadores adoram a possibilidade de facilmente criar conjuntos de respondedores automáticos que enviam emails pré-programados para novos subscritores a intervalos definidos.

Funcionalidades

O Campaign Monitor tem um pequeno mas bem desenvolvido conjunto de funcionalidades principais.

  • Editor WYSIWYG– Você obtém acesso a uma série de modelos de arrastar e soltar que evoluem automaticamente para visualizações de dispositivos móveis e computador. Os utilizadores mais técnicos podem importar designs HTML, mas não poderão modificar o HTML de modelos existentes.
  • Pré-visualização– Antes de enviar o seu email, pode visualizá-lo tal como os destinatários o verão no computador e nos dispositivos móveis.
  • Inquéritos: Ao utilizar o Campaign Monitor, pode adicionar inquéritos e formulários às suas campanhas de email, o que lhe permite obter feedback e comentários dos seus subscritores.
  • Campanhas Divididas– Como referido anteriormente, o Campaign Monitor permite que os utilizadores criem duas versões da mesma campanha. Esta é uma excelente funcionalidade para fazer pequenos ajustes na estratégia da sua campanha.
  • Automatização– Pode agendar uma série de emails que serão enviados para todos os subscritores.
  • Análise de Emails– Os utilizadores têm acesso a um básico mas equilibrado conjunto de ferramentas de análise que incluem informações sobre rejeições, cliques, aberturas, anulações de subscrições, reclamações de spam e atividade nas redes sociais.
  • Ferramentas de Inscrição– Para além de ser possível criar formulários de inscrição para novos subscritores, o Campaign Monitor permite que os utilizadores criem segmentos de lista direcionados a subgrupos específicos de utilizadores, e a possibilidade de criar campos personalizados para os dados de utilizador.
  • API– Os programadores que pretendem criar as suas próprias integrações podem utilizar a robusta API do Campaign Monitor.

Integrações e Complementos

Da última vez que analisámos o Campaign Monitor, criticámos o facto deste ser “fraco” no departamento das integrações. Desde então até agora, o problema foi retificado. Mais de 250 diferentes integrações estão agora disponíveis, incluindo tudo desde aplicações do Google até Shopify e Facebook. Para obter mais informações sobre o vasto espectro de complementos que pode escolher, vá aqui.

Segurança

O Campaign Monitor utiliza medidas de segurança físicas e digitais para proteger os dados de utilizador.

As bases de dados estão protegidas por restrições de acesso, e as informações essenciais, como as palavras-passe, são encriptadas quando são guardadas. SSL (HTTPS) é utilizado ao longo da aplicação para transmitir informações sensíveis, como os dados do cartão de crédito, que não estão guardadas nos servidores do Campaign Monitor.

Os centros de dados são fisicamente protegidos por cinco níveis de proteção: cartões de seguranças, digitalizações de impressões digitais, vigilância por vídeo, hardware bloqueado e deteção de vibração. Só para entrar no edifício, é necessário um cartão de proximidade e PIN.

Os dados são reproduzidos num servidor de backup em caso de avaria.

Política e Proteção Anti-Spam

Como seria de esperar, o Campaign Monitor torce o nariz ao spam e cumpre a Lei CAN-SPAM, portanto, não espere conseguir enviar emails com falsos títulos durante muito tempo. No entanto, o Campaign Monitor vai um pouco mais além estabelecendo que spam é “qualquer email que você envie para alguém que não lhe deu permissão direta para contactá-la sobre o assunto do email”.

Para apanhar spammers, o Campaign Monitor está vinculado aos sistemas de criação de relatórios de spam de grandes ESPs como o Outlook. Se mais de 0,03% dos seus emails são marcados como spam, receberá um alerta e será contactado pela empresa com aconselhamento sobre como corrigir o problema. Infrações mais sérias ou repetidas podem levar à suspensão de conta.

A empresa também monitoriza as listas negras e escrutina listas grandes e importadas.

Veredicto Final

Nos últimos tempos, existe uma tendência para tornar o marketing por email acessível para uma base de utilizadores maior através da simplificação de programas e da melhoria ou exclusão de funcionalidades desnecessárias. É óbvio que existe o perigo da potencial perda de utilidade em campanhas de marketing mais sérias.

O Campaign Monitor, mais do que a maioria dos ESPs, percebe de minimalismo; a maioria dos comerciantes por email encontrarão as ferramentas que precisam para realizar o trabalho sem terem de enfrentar uma interface gigantesca. Além disso, o facto de dar acesso a todas as funcionalidades do programa em qualquer nível de preços torna o software mais completo do que os seus concorrentes. Juntando a isso o impressionante design gráfico, verá que o Campaign Monitor é atualmente um dos serviços de marketing por email mais completos do mercado.

Ninguém melhor para decidir se o Campaign Monitor se adequa às suas necessidades do que você mesmo. Experimente o teste gratuito e veja se gosta.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Duda Rescensione

Análise do Duda

Recensione Mailchimp

Análise do MailChimp