Análise do MailChimp

Recensione Mailchimp

Visão geral:

Marketing por email: não é nada de transcendente. Ou é? Criado por The Rocket Science Group em 2001, o MailChimp é um serviço de gestão de emails baseado em nuvem. Os fundadores Mark Armstrong, Ben Chestnut e Dan Kurzius começaram a trabalhar no software como um projeto paralelo, mas o MailChimp rapidamente começou a ganhar seguidores. O MailChimp é agora o principal foco do The Rocket Science Group, apesar de o grupo continuar a desenvolver outras aplicações na web.

Onde o MailChimp realmente se destaca é na capacidade de combinar esta atitude descontraída com um programa sério. Para sermos honestos, o nome e a marca do MailChimp são provavelmente os mais poderosos no mercado ESP. A opção gratuita da empresa é provavelmente a melhor do mercado. Os utilizadores pagantes têm acesso a funcionalidades de marketing de alto nível, incluindo respondedores automáticos, diagnósticos de filtragem de spam, segmentação de listas por fuso horário e uma variedade de ferramentas para integração em redes sociais. Com mais de 6 milhões de utilizadores, que vão desde grupos comunitários até empresas bem conhecidas como Vice UK, The Economist e TED, o MailChimp gere uma média de 5 biliões de emails de saída por mês.

Apesar da sua reputação como ESP mais popular, o MailChimp não descansa sobre os seus louros e continua a repetir os seus serviços para torná-los mais fáceis de utilizar e mais versáteis.

Preços:

O Mailchimp simplificou drasticamente o seu plano de preços desde a última vez que analisámos os seus serviços. Eis como o MailChimp reorganizou a sua estrutura:

Plano Gratuito: Novas Empresas

Para os utilizadores menos exigentes, o MailChimp oferece um plano gratuito robusto. Você pode ter até 2000 subscritores e enviar até 12000 emails por mês. Apesar de não ter acesso a todos os recursos e adereços dos planos pagos, você tem acesso a muito. O plano gratuito é basicamente o plano pago menos os respondedores automáticos, os diagnósticos de filtragem de spam, os testes de envio de emails para clientes, o envio por fuso horário e Social Pro. O plano gratuito também não dá acesso a respostas em estilo de conversa, filtrando as respostas de ausente do escritório e as discussões para os perfis dos subscritores.

O único senão: haverá uma pequeno emblema do MailChimp no fundo de cada email que você envia. Se isso o incomoda, pode sempre optar por atualizar para um plano pago mais tarde.

Planos Pagos:

O Mailchimp permite-lhe escolher como pretende pagar a sua subscrição: pelo número de emails enviados (baseado em envios) ou pelo número de subscritores (baseado em lista).

Baseado em envios (Pré-pago)

Os utilizadores com mensagens mensais limitadas têm a opção de pagar pelo seu marketing por email com base no número de emails que enviam. Basta comprar diversos créditos, que depois pode utilizar à taxa de um crédito por email enviado. Estes créditos não expiram; pode utilizá-los na combinação que desejar, o número de vezes que desejar. Regra geral, quanto mais créditos comprar, menos paga por crédito. Os preços são os seguintes:

  • A $0.03 por email
    • 300 Emails– $9
    • 1000 Emails– $30
    • 2000 Emails– $60
  • A $0.02 por email
    • 5000 Emails– $100
    • 7500 Emails– $150

Baseado em lista (Subscrição Mensal)

Os maiores comerciantes por email ou os comerciantes com uma newsletter regular geralmente utilizam a opção de baseado em lista. Dito isto, se planeia enviar menos de 12000 emails por mês, pode obter esta opção de forma gratuita (veja o plano Gratuito acima). Para emails ilimitados, paga o seguinte:

  • 1001-1500 subscritores:$20
  • 1501-2000 subscritores:$25
  • 2001-2500 subscritores:$30

MailChimp Pro

O novo plano do MailChimp é cobrado como um complemento, mas oferece diversas funcionalidades superiores às funcionalidades oferecidas por outros planos concebidos para empresas com mais de 50000 subscritores (embora você possa comprá-lo com menos subscritores). Aceder ao Pro custa $199/mês sobre qualquer plano padrão que esteja a utilizar. As funcionalidades incluem:

  • Ferramentas de criação de relatórios avançadas
  • Ferramentas de teste multivariadas
  • Interromper envio
  • Apoio prioritário

Baseado na Web ou Instalado Localmente:

O MailChimp é inteiramente baseado em nuvem; a empresa também oferece uma aplicação móvel para dispositivos iOS e Android.

Tamanho Específico de Empresa:

O MailChimp suporta tanto pequenas startups como grandes empresas que enviam milhões de emails todos os meses. Dito isto, é notório que o MailChimp está a mudar o seu foco de mercado para empresas mais pequenas: abandonou a maioria dos seus super planos de preços para grandes volumes, e a maior parte do material no site é orientado para iniciantes, e não para profissionais experientes.

Fácil Utilização:

Registar-se com uma conta do MailChimp é simples; introduza um nome e endereço de email e está no caminho certo. São necessárias mais algumas informações quando acede pela primeira vez ao programa: endereço físico, nome e dados da organização e site (se não tiver uma página da empresa, pode introduzir uma página do Facebook ou Twitter, ou uma página pessoal ou blog). Também terá a oportunidade de carregar uma foto de perfil e de subscrever as séries do MailChimp de emails de “Introdução” se desejar.

O painel não é muito interessante–o MailChimp utiliza as cores de forma muito parcimoniosa e sobretudo para chamar a sua atenção de forma estratégica–mas é claro e muito simples de perceber, até mesmo para utilizadores iniciantes. Inicialmente, terá três opções principais: criar e enviar uma campanha, criar (ou importar) uma lista, ou começar a construir um público (com formulários de registo). Assim que tiver começado, isso será substituído por um painel que mostra a atividade recente da sua campanha, crescimento da lista e um feed de notícias de eventos recentes.

Uma área que ficou aquém até recentemente foi a importação de contactos que, embora versátil, parecia parte de um site mais antigo e menos favorável ao utilizador. Esse problema agora já não existe, e você pode facilmente importar a partir de diversas fontes integradas ou tipos de ficheiros. Também irá receber previamente um alerta se o tamanho da sua lista importada o empurrar para um novo nível de preços. Anteriormente, o alerta era recebido a meio da importação, paralisando o processo enquanto aguardava por aprovação. Isto permite-lhe poupar tempo de forma significativa.

Criação de Campanhas de Email

Não precisará de uma lista estabelecida para criar uma campanha. O software oferece uma opção “envie para você mesmo” perfeita para o principiante que procura testar o sistema.

Ser-lhe-á solicitado que introduza as informações de campanha e selecione as opções de monitorização, configurações das redes sociais e outras opções.O  MailChimp fornece uma óptima seleção para unir marcadores, permitindo-lhe personalizar os seus emails.

Passo seguinte: escolher um modelo. O MailChimp apresenta 23 modelos básicos e centenas de modelos temáticos; os últimos abrangem um vasto leque de indústrias e ocasiões.

Quer comece com um modelo em branco básico ou um tema pré-concebido, o editor do MailChimp é extremamente fácil de utilizar. Para adicionar blocos de texto, separadores, imagens, botões e ícones de partilha social, basta arrastar e soltar os elementos no modelo. Existem imensas opções de layout, e pode guardar aquilo que desenvolve como um novo modelo para futura utilização. O seu trabalho é guardado automaticamente a cada 20 segundos e, como tal, não tem de se preocupar com uma avaria no seu computador — o MailChimp cuida de todos os detalhes.

Se preferir codificar o seu próprio trabalho, pode utilizar HTML para criar como quiser o seu email. Se já tiver um design que deseja utilizar, pode importar o código HTML de um site ou de um ficheiro zip.

Independentemente do método que utilizar para criar o seu email, poderá pré-visualizar o aspecto que este terá num computador ou nos dispositivos móveis.

Enviar a Campanha de Email

Enviar a campanha é bastante simples; assim que o seu email estiver criado e pronto a enviar, terá a oportunidade de selecionar (ou alterar) a lista para a qual a campanha deve ser enviada, testar a sua linha de assunto e fazer ajustes de última hora. Pode agendar o envio do email para uma data futura ou enviá-lo imediatamente.

Existem diversas maneiras de adicionar uma lista ao MailChimp. Pode carregar uma lista existente (CSV ou XSL), ou pode importar os seus contactos de um programa diferente, tal como Salesforce, Highrise, Zendesk, Eventbrite, Batchbook e Google (veja uma lista completa de plataformas de ligação aqui). Como todos os ESPs legítimos, o MailChimp foca-se na importância das listas opcionais com base em permissão.

O MailChimp oferece um par de funcionalidade interessantes relacionadas com a gestão de listas. Em primeiro lugar, quando cria uma nova lista, o MailChimp criará automaticamente um formulário de inscrição para essa lista. Pode personalizá-la e adicioná-la ao seu site ou a sites de redes sociais.

Uma área em que o MailChimp se destaca é na segmentação de listas. É normalmente apenas uma das muitas funcionalidades que o seu software de marketing por email oferece, mas o MailChimp transforma a segmentação num género, com um grande número de formas integradas de ordenar e identificar contactos na sua lista, assim como predefinições de automatização para um vasto leque de cenários. Se pretende os benefícios da automatização, mas não pretende sair dos wireframes e criar a sua própria árvore lógica, não vai encontrar muito melhor do que o MailChimp.

Como o MailChimp é um serviço pago e/ou racionado, os utilizadores não querem desperdiçar preciosos emails com erros. Com isso em mente, o MailChimp acompanha os utilizadores ao longo de uma lista de verificação que assinala secções da campanha que podem ser problemáticas e confirma que você pretende utilizar uma funcionalidade como os Cartões Sociais.

Criação de Relatórios de Campanhas de Email

O MailChimp tem uma secção de relatórios bastante forte, com uma lista de estatísticas que vai desde as taxas de aberturas e cliques comuns até aos principais links clicados e desempenho ao longo das 24 horas posteriores ao envio. O MailChimp também inclui uma lista dos subscritores com mais aberturas e um mapa físico do mundo que visualmente representa as localizações das pessoas que abriram emails.

Para além dos cliques e aberturas da atual campanha, também poderá ver os seus números médios para a lista e para a sua indústria. Além disso, poderá ver números brutos para envios bem-sucedidos, envios, aberturas únicas e relatórios de abusos, e pode ver rejeições e anulações de subscrições, atividade social e desempenhos dos links. Também pode gerir conversas com clientes a partir da área de Relatórios. No separador Avançado, pode utilizar Analytics 360 para monitorizar estatísticas de nível superior utilizando a integração do Google Analytics. Estas estatísticas incluem ROI, taxa de conversão, receitas recebidas e o valor médio por visitante. Pode fazer o download de relatórios para campanhas únicas e combinadas em formato CSV.

Atendimento e Apoio ao Cliente:

O Sistema de atendimento ao cliente do MailChimp é bastante caro. Porém, é importante esclarecer que a empresa não tem apoio telefónico, alegando o controlo de custos como a razão dessa limitação. A minha experiência com o MailChimp foi globalmente positiva; os representantes foram atenciosos e estavam bem informados, e as perguntas foram respondidas num prazo entre 20 minutos e 20 horas. (O atraso de 20 horas na resposta a uma questão que não era de modo algum urgente.) Eis os recursos de apoio que o MailChimp oferece:

  • Apoio Ao Vivo– O MailChimp fornece apoio pessoal através dos seguintes meios:
    • Apoio por Email: Pode entrar em contacto com os representantes de apoio ao cliente 24/7 emcustomersupport@mailchimp.com. Ou utilizar o seu formulário de contacto online aqui.
    • Apoio por Chat Ao Vivo: Geralmente disponível de segunda a sexta das 08.00-18.00 EST. Atualmente não está disponível para clientes pagantes devido a um súbito aumento de pedidos de apoio.
    • Redes Sociais– O MailChimp monitoriza ativamente a sua conta do Twitter e página do Facebook. Os representantes geralmente respondem às perguntas dos clientes nestes sites no prazo de horas, se não minutos.
  • Base de Conhecimentos Pesquisável– A base de conhecimentos do MailChimp foi recentemente reformulada para se tornar mais facilmente pesquisável num vasto leque de dispositivos. Os utilizadores podem especificar o tipo de informação que procuram utilizando uma de quatro categorias: “Precisa de Ajuda para Começar?”, “ Respostas Rápidas”, “Glossário” e “Tutoriais de Vídeo”.

Comentários Negativos e Reclamações

Em termos gerais, os utilizadores paracem gostar do MailChimp … mas isso não significa que não tenham sugestões para melhoramentos. A aplicação do iPhone obteve a péssima pontuação de 1.5 estrelas no iTunes Store devido a limitações na funcionalidade e a falhas. Os utilizadores que não utilizam o MailChimp em dispositivos móveis têm uma opinião consideravelmente mais positiva, avaliando o programa em 4.3 estrelas no G2 Crowd. Eis algumas das críticas mais comuns ao programa como um todo:

  • Atendimento ao Clente Irregular –Os utilizadores parecem ter opiniões díspares sobre o atendimento ao cliente.
  • A Transferência de Listas Requer um Processo de Re-Opt-In– Alguns utilizadores têm reclamado que quando transferem uma lista para ou do MailChimp, é necessário passar pelo seu processo de opt-in. Eis um artigo do MailChimp que discute a mudança de ESPs e quando você deve passar pelo processo de re-opt-in na sua lista.
  • Planos confusos – A natureza diversificada do MailChimp pode inicialmente fazer com que seja difícil perceber os seus benefícios, e como gerir o tipo de campanha que você pretende gerir.

Comentários Positivos e Testemunhos:

A maioria dos comentários dos utilizadores ao MailChimp que li foi positiva. O software obtém 4/5 estrelas com base em 92 comentários de utilizadores no Google Apps Marketplace e 4.1/5 estrelas com base em 125 avaliações de utilizadores no G2 Crowd. A aplicação para Android obtém 4/5 estrelas.

  • Simples e Acessível– Este foi o comentário que mais vezes li sobre o MailChimp (o que acaba por ser curioso, já que o desejo de opções de personalização mais simples foi o comentário negativo mais lido). Em termos globais, os utilizadores consideram o MailChimp fácil de utilizar e a interface simples de navegar. Para os comerciantes por email principiantes, parece ser um bom ponto de partida.
  • Gratuito– Talvez não tenha direito a um almoço gratis, mas existem pacotes gratuitos de fornecedores de serviços de email, e o Plano Empreendedor do MailChimp gerou muita agitação. Alguns clientes dizem que é o ESP gratuito de maior valor que já encontraram.
  • Análise e Relatórios de Qualidade– Embora a versão gratuita do MailChimp não tenha todos os recursos e adereços que encontrará nos pacotes ESP mais caros, a sua integração do Google Analytics e variedade de estatísticas e relatórios disponíveis estão bem acima da média para a faixa de preço.
  • Bom Editor/Designer– Embora alguns considerem a personalização difícil, a maioria dos utilizadores parecem desfrutar da facilidade de utilização do editor e dos modelos disponíveis.

Funcionalidades:

As funcionalidades do MailChimp estão disponível para todos os utilizadores pagantes, quer esses utilizadores tenham 500 ou 50000 subscritores. Até mesmo os utilizadores no plano Empreendedor gratuito têm acesso à maioria das funcionalidades do programa. Uma lista de funcionalidades completa pode ser encontrada aqui; estes são alguns dos destaques:

  • Designer de Emails– Inclui um editor de arrastar e soltar WYSIWYG. Os utilizadores podem selecionar a partir de um vasto leque de modelos predefinidos do MailChimp ou codificar os seus próprios. A interface inclui assistência para edição básica de fotos e está otimizada para dispositivos móveis.
  • Contas de Multiutilizadores– Todas as contas do MailChimp suportam múltiplos utilizadores com logins e permissões distintas (proprietário, administrador, gestor, autor, visualizador). Esta é uma funcionalidade invulgar para um ESP, e é muito prática.
  • Análise e Relatórios– Todos os utilizadores têm acesso a testes divididos A/B e um vasto leque de relatórios, incluindo receitas, mapas de cliques, desempenho do domínio e atividade dos subscritores. O MailChimp integra-se totalmente com Google Analytics, permitindo a recolha de dados adicionais e a otimização de marketing por email.
  • Automatização– A Automatização gere as suas campanhas para si utilizando um conjunto de ativadores e respostas. Provavelmente querererá ajustá-las para obter os melhores resultados, mas o MailChimp oferece uma enorme quantidade de guiões predefinidos para começar.
  • Formulários Personalizados– O MailChimp oferece aos seus utilizadores formulários de inscrição personalizados e simples de criar para listas de marketing por email baseadas em permissão. Estas podem integrar tanto sites de empresas como páginas de Facebook.
  • Geolocalização– O software grava as localizações dos subscritores, permitindo-lhe segmentar as suas listas e identificar subscritores em áreas geográficas específicas.
  • Envio por Fuso Horário (Apenas Planos Pagos)– O envio por fuso horário permite aos utilizadores segmentar automaticamente as suas listas para assegurar que cada subscritor recebe as mensagens de email quando estão acordados.

Integrações e Complementos:

O MailChimp oferece mais de 500 integrações e complementos. Pode pesquisar integrações pelo nome, ou consultar as quatro “Coleções da Indústria”, direcionadas a pessoas na indústria de eCommerce, músicosorganizações sem fins lucrativos, e editores. Eis alguns dos complementos e integrações mais populares do MailChimp:

  • Google Analytics– Os utilizadores podem monitorizar as taxas de sucesso das campanhas através da integração completa com Google Analytics. Como referido na secção de “Criação de Relatórios” (acima), Analytics 360 oferece aos utilizadores acesso a estatísticas de alto nível sobre a geração de receitas das suas newsletters. Também é possível aplicar a monitorização do Google Analytics para campanhas arquivadas.
  • ClickTale– Utilize a integração do ClickTale para monitorizar o comportamento dos subscritores a partir do seu email e do seu site, obtendo uma visão mais aprofundada que o ajudará a personalizar a sua campanha.
  • eCommerce 360– O MailChimp oferece integrações com muitos programas de cartões de compras conhecidos, incluindo Shopify (análise), BigCommerce (análise), Pinnacle Cart (análise), e Magento (análise).
  • Integrações CRM– O MailChimp fornece opções de integração para vários CRMs conhecidos, incluindo Salesforce (análise), Zoho CRM (análise), Capsule (análise), Contactually (análise), e Sugar CRM (análise).
  • Zendesk– Os utilizadores que oferecem apoio aos seus clientes através do Zendesk podem monitorizar os bilhetes de apoio ao cliente e gerir subscrições. O MailChimp oferece 2 complementos.
  • Eventbrite– Os complementos do Eventbrite permitem que os utilizadores melhorem as suas competências de gestão de eventos utilizando as ferramentas integradas do MailChimp. Os utilizadores podem identificar convites para subscritores em localizações geográficas selecionadas ou personalizar convites e acompanhamentos de eventos.
  • E-Commerce – O Mailchimp integra-se com diversas lojas de eCommerce, incluindo Shopify, Magento, Bigcommerce e Woocommerce.

Integrações de Redes Sociais

Devido à conexão integral entre redes sociais e marketing por email, é importante observar os aspectos específicos das redes sociais do MailChimp.

  • Partilha Social– Disponível com todos os planos, esta funcionalidade permite-lhe automaticamente publicar atualizações de newsletters para Facebook e Twitter, assim como monitorizar estatísticas e criar uma página de incrição social para gerar novos subscritores.
  • Social Pro(Apenas Planos Pagos) – Como discutido em “Preços: Serviços Adicionais” (acima), este complemento recolhe dados demográficos sobre os seus subscritores a partir de sites de redes sociais, assim como fornece-lhe mais informações sobre as formas como os seus subscritores utilizam as redes sociais. Pode utilizar esta informação para segmentação de listas e campanhas de email identificadas.
  • Coleção de Integrações Sociais– Esta coleção de seis integrações e complementos permite aos utilizadores uma maior integração do MailChimp com Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest.

Segurança:

Com mais de sete milhões de utilizadores, o MailChimp leva a segurança – e a privacidade – muito a sério. A empresa tem agentes de transferência de mensagens (MTAs) localizados em centros de dados situados ao longo de todo o território dos Estados Unidos, e esses centros estão protegidos por medidas de segurança físicas e eletrónicas. Com mitigação DDOS instalada em todos os centros de dados e até mesmo uma continuidade do plano de serviço “em caso de ataque nuclear num centro de dados”, o MailChimp dificilmente é apanhado desprevenido.

Estão armazenadas grandes listas de emails em bases de dados individuais para proteger contra a corrupção e duplicação de dados. (As contas mais pequenas, incluindo contas gratuitas, partilham bases de dados.) Pode saber mais sobre as medidas de segurança do MailChimp aqui. A empresa está em conformidade com SOC II e fornecerá o seu relatório SOC II completo a quem estiver interessado, desde que o indivíduo assine um NDA em primeiro lugar.

O MailChimp também fornece aos seus utilizadores os recursos que permitem compreender melhor a segurança dos emails, incluindo a possibilidade de fazer o download de um Guia de Segurança dos Emails (PDF). Além disso, a empresa suporta o Google Authenticator: um complemento gratuito e opcional que fornece uma autenticação de dois fatores aos seus utilizadores quando estes se registam no MailChimp.

Relativamente à privacidade, o MailChimp é aprovado por TRUSTe e está em conformidade com EU Safe Harbor. A política de privacidade da empresa pode ser encontrada aqui.

Política & Proteção Anti-Spam

O MailChimp adopta uma posição anti-spam firme. Como acontece com qualquer ESP respeitável, os seus termos de utilização proíbem os utilizadores de enviar emails que violam a Lei CAN-SPAM. Pode encontrar uma lista de requisitos anti-spam do MailChimp para todos os utilizadores aqui.

O MailChimp também oferece duas ferramentas para deteção de  spam. Inbox Inspector, referido na secção de preços acima, está incluído em todos os planos mensais (baseados em lista). Os utilizadores pré-pagos e os utilizadores no plano gratuito podem utilizar a ferramenta por $3 por relatório. Para além de lhe permitir pré-visualizar o seu email em diversos clientes, o Inbox Inspector pode detectar se o seu email será capturado pelos filtros de spam em nove dos programas mais conhecidos.

Delivery Doctor, disponível com todos os planos pagos, permite-lhe executar linhas de assunto de campanhas, links, e mais através de ISPs e filtros de spam comuns para verificar se ocorreram violações anteriores de forma a enviar uma campanha.

Veredicto Final:

O MailChimp é um ESP maduro, testado ao longo do tempo e fácil de apreender; a empresa oferece uma excelente seleção de funcionalidades a um preço razoável, e as suas políticas de segurança e privacidade são das melhores na indústria. Os fundamentos do software são fáceis de utilizar, e as recentes alterações à base de conhecimentos tornaram as funcionalidades avançadas mais acessíveis a um leque mais alargado de utilizadores. O plano gratuito é muito generoso para utilizadores com necessidades de campanha reduzidas. As recentes atualizações do MailChimp focaram-se principalmente nas funcionalidades de segmentação e automatização, adicionando uma enorme profundidade a um programa que já era muito forte.

A falta de apoio telefónico é potencialmente uma desvantagem, especialmente se precisar de ajuda imediata ou se estiver com dificuldades para explicar o problema. Para contrabalançar este problema, porém, está o facto de tantas pessoas utilizarem o MailChimp e, como tal, não é difícil encontrar um vídeo ou guia de terceiros sobre o seu problema.

Se está no mercado por um ESP, não corre um grande risco em experimentar o MailChimp para ver se este se adequa às necessidades da sua empresa.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Campaign Monitor recensione

Análise do Campaign Monitor

sendinblue recensioni

Análise do SendinBlue