Buffer vs. Hootsuite: Qual a Ferramenta Certa para a Sua Marca?

Se trabalha em marketing digital/redes sociais, é possível que já tenha ouvido falar de Buffer e Hootsuite. Embora muitos comerciantes utilizem estas ferramentas de forma intercambiável, elas têm muitas diferenças e ambas têm os seus prós e contras. Então, quais são as diferenças entre as duas ferramentas, e será que podem mesmo ser utilizadas de forma intercambiável?

Antes de partir para a comparação entre as duas ferramentas, precisamos de compreender o que elas na realidade fazem:

  • O Hootsuiteé uma plataforma de gestão de redes sociais e, como tal, permite-lhe gerir os seus canais de redes sociais; também pode utilizar o Hootsuite para delegar tarefas em outros utilizadores, o que faz desta ferramenta uma excelente opção para uma plataforma de equipa;
  • O Bufferé uma plataforma de publicação de conteúdos que lhe permite publicar e agendar conteúdos para redes sociais.

Em termos de recursos, o Hootsuite é maior do que o Buffer: mais funcionalidades, mais integrações, mais plataformas suportadas e análises maiores. Sendo assim, seria injusto comparar o Buffer com funcionalidades que este não suporta (simplesmente porque não foi para isso que a plataforma foi criada). Portanto, para fazer uma comparação melhor entre as duas ferramentas, vamos dar uma olhada às cinco principais funcionalidades que ambas as ferramentas fornecem:

  1. Redes Suportadas: quais as redes sociais que você consegue gerir?
  2. Publicação e Agendamento: quais as funcionalidades de publicação e agendamento disponíveis?
  3. Análise: quais as funcionalidades para elaboração de relatórios disponíveis?
  4. Trabalho de Equipa e Segurança: qual o nível de segurança e facilidade ao utilizar cada uma das ferramentas como indíviduo e como equipa?
  5. Integrações: que outras ferramentas, plugins e aplicações estas ferramentas integram?

1. Redes Suportadas

O Buffer suporta as seguintes redes sociais: Twitter, Facebook (perfil, página, grupo), LinkedIn (perfil, página), Google+ (página), e a mais recente adição – Pinterest.

O Hootsuite suporta as seguintes redes sociais: Twitter, Facebook (perfil, página e grupo), Google+ (página), LinkedIn (perfil, grupo, empresa), WordPress – oficialmente. No entanto, com a integração de mais “aplicações” (que você pode encontrar no Diretório de Aplicações do Hootsuite), existem outras redes sociais que você pode adicionar, como Instagram, YouTube, Vimeo, Reddit, Flickr, VK, Tumblr, Foursquare, e muitas mais.

Se estivéssemos só a falar do número de redes sociais suportadas, o Hootsuite ganharia essa batalha. Contudo, você provavelmente não precisa de uma ferramenta que suporta uma longa lista de redes, especialmente se está apenas em uma ou duas redes. Não está em causa o número de redes que uma ferramenta suporta, mas sim (1) se a ferramenta suporta as plataformas em que você está presente atualmente, e (2) se a ferramenta suporta as plataformas às quais você pretende aderir num futuro próximo (com base na sua estratégia social para os próximos 6-12 meses).

2. Publicação e Agendamento

O Buffer e o Hootsuite não diferem muito no que se refere à publicação e agendamento. No entanto, entre estas duas ferramentas, apenas o Hootsuite lhe permite lidar com conteúdos na sua linha do tempo/canal (existem algumas excepções com o Buffer, mas chegaremos lá dentro de instantes). Tirando isso, o Buffer oferece muito mais flexibilidade em termos de automatização, graças ao IFTTT e ao Zapier.

  • Publicar conteúdos: O Hootsuite permite-lhe publicar conteúdos diretamente nas suas plataformas. O Buffer permite-lhe fazer o mesmo, apesar de ser utilizado maioritariamente para agendar conteúdos com antecedência. Ambas as ferramentas também lhe permitem publicar conteúdos em múltiplos canais de uma só vez.Embora não seja um fã da plataforma cruzada, há ocasiões em que esta funcionalidade pode se revelar útil para si. Nesta área existe apenas uma coisa que o Buffer não lhe permitirá fazer: reagir a conteúdos. Embora no Hootsuite seja possível responder, retweetar, adicionar como favorito ou reagir a qualquer conteúdo, o Buffer apenas lhe permitirá publicar novos conteúdos. Há somente uma excepção: os retweets. Pode agendar retweets com o Buffer, embora tenha de o fazer através do plugin do seu navegador (para móvel e ambiente de trabalho) e do plugin da sua aplicação (para móvel).
  • Agendar conteúdos: tanto o Buffer como o Hootsuite lhe permitirão agendar conteúdos. Pode escolher os seus tempos,criar uma agenda, ou pode deixar que a ferramenta decida qual a melhor altura para publicar os seus conteúdos. Ambas as ferramentas possuem os seus algoritmos para calcular esses tempos, embora não revelem exatamente como esses tempos são calculados.
  • RSS Social: tanto o Buffer como o Hootsuite lhe permitem agregar e publicar conteúdos a partir de feeds RSS –o Buffer permite-lhe partilhar links de qualquer site com a sua funcionalidade de Feeds, e o Hootsuite permite-lhe fazer o mesmo graças ao seu Hootsuite Syndicator. Pode ver em ambas as ferramentas as mais recentes publicações de todos os seus feeds e publicar/agendar as publicações que você gostaria de partilhar.
  • Automatização Social: a automatização é uma funcionalidade fundamental em qualquer estratégia social bem planeada: pode ajudá-lo a poupar tempo, alivia a carga de trabalho (especialmente se estiver a ter dificuldade em obter recursos), e pode ajudá-lo a tratar das suas contas sociais de uma forma mais eficiente. As opções de automatização no Hootsuite giram maioritariamente em torno da suafuncionalidade de Auto-agendamento, em que você pode aumentar a sua lista de publicações agendadas, ou conectar feeds RSS à sua conta e ter o Hootsuite a detetar  quaisquer novas publicações provenientes dessa fonte, para que estas possam depois ser publicadas nas suas redes sociais. Isto é extremamente útil se estiver a tratar de um site de conteúdos (um blog, um site de notícias, etc.) e estiver a planear fazer tweets de cada artigo à medida que este aparece no site. As funcionalidades de automatização do Buffer são basicamente as mesmas do Hootsuite (agendar conteúdos automaticamente e publicar a partir de feeds RSS). Porém, é aqui que o Buffer realmente se destaca: a plataforma é aberta e flexível o suficiente para que outras ferramentas de automatização se conectem a ela. Uma das ferramentas de automatização mais conhecidas, o IFTTT, oferece mais de 1800 regras de automatização (chamadas “receitas”) que você pode utilizar com o Buffer. A maior parte destas receitas são criadas colaborativamente pela comunidade de utilizadores do IFTTT, e cobrem um vasto leque de processos com que poderá ter de lidar. Agora já pode ligar o Buffer ao Instagram, Pocket, Feedly, Tumblr, Instapaper, Reddit, YouTube, e muito mais. Aqui estão alguns dos exemplos de receitas que pode utilizar com o Buffer graças ao IFTTT:
    • adicionar as suas mais recentes fotos do Instagram à sua lista do Buffer (automatização Instagram para Buffer);
    • publicar automaticamente quaisquer comentários positivos à sua empresa (do Fiverr) no Buffer (automatização Fiverr para Buffer);
    • copiar as suas publicações do LinkedIn e adicioná-las à sua lista do Buffer (automatização LinkedIn para Buffer);
    • adicionar a sua última publicação no WordPress à sua lista do Buffer (automatização WordPress para Buffer).

A automatização IFTTT funciona em ambos os sentidos e, como tal, também pode automatizar outras ferramentas através do Buffer:

  • guardar a sua agenda Buffer numa folha de cálculo do Google Drive (automatização Buffer para Google Drive)
  • publicar os seus conteúdos do Buffer LinkedIn (automatização Buffer para LinkedIn)
  • guardar a sua agenda do Buffer no seu Google Calendar (automatização Buffer para Google Calendar);

Para além do IFTTT, também existe o Zapier, um serviço de automatização que trabalha com ativadores e ações, tal como o IFTTT. O Zapier também oferece mais de 150 regras automáticas (chamadas “Zaps”), que giram maioritariamente em torno de software Enterprise, como Basecamp, Slack, Hubspot, Kissmetrics e Salesforce. (Pode encontrar todas as Zaps do Buffer here.)

  • Encurtamento de URL: tanto o Buffer como o Hootsuite possuem os seus próprios encurtadores de URL – enquanto o Buffer tem o buff.ly, o Hootsuite tem o ow.ly. Ambas as ferramentas elaboram relatórios dos cliques e do desempenho dos seus conteúdos enquanto você encurta os seus links na plataforma. Portanto, se você adiciona um link que já encurtou no bit.ly e depois publica-o no Buffer/Hootsuite, o melhor lugar para obter quaisquer estatísticas sobre esse link encurtado é oly. Em relação aos outros encurtadores de URL, como o po.st, apenas poderá integrá-los no Hootsuite no nível Empresarial . (Infelizmente o mesmo não está disponível no Buffer.)
    • Facto pouco conhecido: os links do buff.ly não passam de links do bit.ly disfarçados pelo Buffer. Aqui está um exemplo: pode ver as estatísticas de qualquer link público do bit.ly adicionando ‘+’ no final do link encurtado. Experimente fazer o mesmo com um link do buff.ly e verá que este irá ligá-lo à sua página de estatísticas do bit.ly correspondente.

3. Análise

O Hootsuite oferece uma análise das suas redes sociais, enquanto o Buffer oferece uma análise das publicações que você publicou através da plataforma. Isto deve-se sobretudo à função de cada uma das ferramentas: o Hootsuite é mais uma ferramenta de gestão social e, como tal, oferece-lhe uma análise dos conteúdos que você publica, do desempenho das suas redes sociais, do seu tráfego social (através da integração do Google Analytics), e mais. Por outro lado, o Buffer é sobretudo uma ferramenta de publicação e agendamento e, como tal, a sua análise gira em torno dos conteúdos que você publica a partir da plataforma. Isto significa que os conteúdos das suas publicações nativas na plataforma ou através de outra ferramenta não aparecerão no Buffer.

O painel de análise do Buffer é muito intuitivo e também está disponível na sua aplicação móvel. Como tal, pode monitorizar o desempenho dos seus conteúdos em viagem. A análise do Buffer é basicamente uma análise de conteúdos, e com a análise recentemente renovada você pode agora ter acesso às suas publicações com melhor e pior desempenho com base no envolvimento (que pode filtrar por tipo de envolvimento, e.g. retweets, favoritos, respostas, gostos, comentários, cliques), alcance, e tipo de publicação (i.e. publicações de imagens, publicações de links, publicações de textos e os seus retweets). O Buffer mostra-lhe todos estes dados num layout simples e claro. Caso precise de fazer qualquer outra análise, tudo isto também é exportável.

Por outro lado, o Hootsuite possui uma imensa oferta em termos de análise, o que pode se tornar confuso para alguns dos seus clientes: o Hootsuite adquiriu uma empresa de análise social chamada uberVu em janeiro de 2014 e, após algum tempo, integrou o uberVu à sua plataforma. Porém, isso significa que, hoje em dia, pode obter a sua análise em dois lugares: através da Análise Fundamental do Hootsuite se pretender a análise normal, e através do ”uberVu via Hootsuite” se pretender uma análise em tempo real. Se estiver no nível gratuito do Hootsuite, só pode executar um número limitado de relatórios, e mais alguns caso atualize para Hootsuite Pro (todos os relatórios estão incluídos no plano Empresarial do Hootsuite).

Caso não esteja satisfeito com a análise do Buffer e do Hootsuite, pode optar por uma ferramenta de análise social separada. Muitas das ferramentas de gestão de redes sociais no mercado apenas lhe oferecem uma análise para as publicações que criou através dessa ferramenta (isso aplica-se ao Buffer, e em alguns casos também se aplica ao Hootsuite). Porém, uma ferramenta de análise separada conseguirá criar um relatório de todos os conteúdos no seu perfil. Se optar por uma ferramenta de análise social separada, recomendo-lhe vivamente as seguintes cinco:

  1. Simply Measured, provavelmente a mais completa plataforma de análise social em termos de dados recolhidos e número de redes sociais suportadas.
  2. Falcon Socialtem uma abordagem impressionante à análise social: a principal convicção dos seus criadores é que a análise funciona melhor quando combinada com outras fontes de dados. Como tal, embora possa obter a sua análise em profundidade para cada rede social, o Falcon Social pode facilmente dar-lhe uma visão geral da sua análise em diversas plataformas, incluindo Facebook, Twitter, Google+, Instagram e YouTube.
  3. SumAllvai para além da análise social, permitindo-lhe comparar o seu desempenho nas redes sociais com vários dados. Na verdade, o SumAll é provavelmente a plataforma de análise social com a maior variedade de integrações que vão para além do marketing social: desde plataformas de eCommerce como Paypal, Shopify e Square, até plataformas publicitárias como Google Adsense e Facebook Ads; desde plataformas de marketing Empresarial como o Moz, até plataformas de atendimento ao cliente como Zendesk e Desk.com. Portanto, se pretender corresponder o seu envolvimento social com o seu tráfego, vendas e subscrições, pode facilmente fazê-lo com o SumAll.
  4. Socialbakers Analytics
  5. Unmetric

Para obter mais informações sobre qual o software de análise social que deve obter, com base nas suas necessidades, consulte o Guia Completo de Análise em Marketing Digital.

4. Trabalho de Equipa e Segurança

Se deseja gerir redes sociais com várias pessoas (a sua equipa ou outras equipas), tanto o Buffer como o Hootsuite poderão ajudá-lo.

O aspecto mais positivo de ambas as ferramentas é que pode trabalhar numa conta social com várias pessoas sem necessitar de revelar quaisquer palavras-passe, e são ambas ferramentas robustas (em temos de segurança). Contudo, quando se trata das permissões de utilizador para cada membro da equipa, o Hootsuite tem uma abordagem mais granular, no sentido de permitir que possa aumentar a utilização da plataforma sem comprometer a segurança.

  • Partilha de acesso: o Buffer e o Hootsuite permitem-lhe autenticar o seu acesso através de um endereço de email ou uma conta social (Twitter, Facebook e LinkedIn para o Buffer, e Twitter, Facebook e Google+ para o Hootsuite). A vantagem de ter o Hootsuite é que este também suporta SSO (início de sessão único), que é frequentemente um requisito técnico para empresas grandes. Então, após iniciar sessão no seu portátil/computador da empresa, iniciará automaticamente sessão no Hootsuite. Esta funcionalidade ajuda a impedir o acesso não autorizado a “estranhos”, incluindo a pessoas que abandonaram a empresa.
  • Colaboração e permissões da equipa: O Buffer possui dois tipos de permissões: gestor e colaborador (estas duas estão apenas disponíveis numplano Empresarial do Buffer). Um gestor do Buffer pode adicionar atualizações  à sua conta do Buffer e alterar o agendamento das suas publicações, tal como você. Um colaborador tem um acesso mais limitado, e embora possa adicionar publicações a um perfil ao qual você lhe deu acesso, você terá de aprovar as suas publicações antes destas serem adicionadas à fila de espera. Por outro lado, o Hootsuite possui muitas mais opções granulares para permissões de utilizador, permitindo-lhe definir permissões e funções  personalizadas por organização, equipas e membros. Isto faz com que o Hootsuite seja a opção ideal se tiver muitas pessoas a utilizar a plataforma com permissões específicas. (Pode ler mais sobre isto aqui.)
  • Segurança da Plataforma: O Buffer suporta a autenticação de 2 fatores, para apertar a segurança. Isto adiciona uma nova camada de segurança à sua conta do Buffer. Quando inicia sessão na sua conta do Buffer, também lhe será pedido um segundo código de autenticação para ser enviado para o seu telemóvel (através de texto) or através de uma aplicação autenticadora (e.g. Google Authenticator). Isto serve para assegurar que apenas você e as pessoas que você aprovou conseguem aceder à sua conta do Buffer, para evitar qualquer acesso não autorizado. (Pode ler mais sobre istoaqui.) Além disso, pode facilmente visualizar uma lista de sessões, ou dispositivos que utilizaram a sua conta nas últimas 2 semanas. Esta visualização rápida dá-lhe a opção de anular quaisquer sessões e APIs que não reconhece. O Hootsuite também leva a segurança muito a sério, com um número de funcionalidades que lhe garantem a inexistência de falhas de segurança: desde sistemas de aprovação duplos que impedem as pessoas de publicar por engano os conteúdos errados nos conteúdos corretos (ou os conteúdos corretos na conta errada), até configurações de HTTPS para manter as palavras-passe e acesso seguros, quer esteja a aceder ao Hootsuite a partir de um computador, dispositivo móvel ou através de uma ligação WiFi.

5. Integrações

Tanto o Buffer como o Hootsuite possuem vários plugins e extensões que pode instalar e utilizar nos seus navegadores pessoais e aplicações favoritas. Pode facilmente partilhar conteúdos através destas extensões, mesmo que esteja em outra plataforma social. Por exemplo, se tiver a extensão do Buffer instalada no seu navegador, pode enviar tweets para o Buffer ou agendar retweets sempre que iniciar sessão no Twitter ou Tweetdeck (também existem funcionalidades semelhantes para o Facebook). Pode encontrar a longa lista de extensões do Buffer aqui. O Hootsuite, por outro lado, foca-se muito no seu principal plugin chamado Hootlet, que lhe permite partilhar conteúdos a partir de qualquer sítio na web.

Já mencionámos anteriormente que o Buffer possui mais opções de automatização social do que o Hootsuite. Embora isto seja verdade, o Hootsuite integra-se com uma lista muito maior de ferramentas e aplicações, e apesar disso não necessariamente o ajudar na automatização, irá fazer com que poupe tempo ao ter várias ferramentas num único local. Pode encontrar estas aplicações no Diretório de Aplicações do Hootsuite, que atualmente hospeda 140 extensões e aplicações que pode utilizar no Hootsuite. Estas aplicações são extremamente úteis pois ajudam a gerir várias ferramentasas a partir da interface do Hootsuite. Por exemplo, pode gerir as suas contas sociais enquanto verifica a sua análise da web em tempo real graças à integração Chartbeat. Também pode trazer os seus relatórios e fluxos de trabalho do Brandwatch para um separador do Hootsuite à sua escolha graças à integração do Brandwatch. Embora não existam limitações ao número de aplicações do Hootsuite que você pode utilizar, tenha em atenção que nem todas estas aplicações são gratuitas (26% destas aplicações são pagas), enquanto certas aplicações podem ser utilizadas por utilizadores Pro e/ou Empresariais. Pode sempre obter mais informações na página de informações de cada aplicação para saber se reúne os requisitos para utilizá-la.

Dicas e Extras

  • Se estiver no nível gratuito do Hootsuite, também verá anúncios do Twitter no seu canal. Estes não são os mesmos anúncios que verá nas suas aplicações do Twitter, são simplesmente anúncios que o Hootsuite coloca na sua linha do tempo. Pode desligá-los quando atualizar para onível Hootsuite Pro.
  • Tanto o Buffer como o Hootsuite oferecem ferramentas extra que você pode agregar à plataforma principal: o Buffer tem oPablo, uma ferramenta de criação de imagem gratuita que pode ajudá-lo a criar imagens para redes sociais “em 30 segundos”. Enquanto isso, o Hootsuite oferece Campanhas do Hootsuite, uma excelente alternativa ao agora defunto Wildfire, que pode ajudá-lo a criar campanhas sociais integradas, incluindo concursos, galerias e microsites sociais. Estas campanhas também podem ser integradas em sites e, como tal, não estão limitadas a redes sociais.

Então, Qual Dos Dois É Melhor?

Se procura uma plataforma de gestão de redes sociais, então o Buffer não é a ferramenta certa para si, não porque seja uma má ferramenta (longe disso), mas porque não foi para isso que o Buffer foi concebido. No entanto, se procura uma ferramenta para ajudá-lo a publicar e agendar conteúdos, uma ferramenta que consiga facilmente conectar-se às suas ferramentas existentes, então deve definitivamente experimentar o Buffer – a sua simplicidade é claramente uma vantagem.

Em relação às outras funcionalidades que possuem em comum, como aquelas que comparámos nesta publicação, a “melhor” opção depende realmente daquilo que procura, das suas necessidades e preferências pessoais.

Poderá achar que nenhuma das ferramentas é a ideal para si, e não há nenhum problema nisso – talvez ache que faltam funcionalidades em ambas as ferramentas. Talvez tenha utilizado ambas as ferramentas e elas não tenham revelado ser as ideais para o seu caso. Ou talvez apenas queira experimentar algo diferente. Também não há nenhum problema nisso. Afinal, eu recomendo sempre que se “comparem os preços” e que se experimentem ferramentas semelhantes para descobrir a que melhor se adequa às suas necessidades. Se ainda está a começar e não tem a certeza de quais as ferramentas de redes sociais escolher, consulte o Guia Completo para Ferramentas de Marketing Social e Digital, abrangendo funcionalidades como gestão social, monitorização/auscultação social, análise social e mais.

E se não tiver orçamento? Não precisa de se preocupar: tanto o Buffer como o Hootsuite possuem níveis gratuitos a partir dos quais pode começar. Posteriormente, após ter justificado a utilização de cada uma das ferramentas, pode considerar atualizar para os próximos níveis se estes tiverem as funcionalidades que precisa. Alternativamente, também pode publicar a partir da rede social: algumas das maiores redes sociais (especialmente Facebook e Twitter) permitem-lhe agendar conteúdos, enquanto a maior parte das redes sociais também oferecem análise (Facebook, Twitter e YouTube são as melhores nesse campo). Isso, contudo, nunca pode substituir o tempo que poupa e a facilidade com que consegue gerir múltiplas redes sociais, colaborar com outros membros da equipa e obter os melhores resultados para a sua estratégia social.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Sistrix recensione

O Principal Guia para Utilizar o SISTRIX para o Sucesso do SEO

Stripe vs PayPal: Qual deve escolher?