Como escolher boas palavras-chave para a sua loja online com o Semrush

Semrush-keywords

Graças a ferramentas como o Semrush, podemos descobrir as palavras-chave mais interessantes para o nosso negócio online com o objetivo de nos posicionarmos melhor.

Hoje, vamos ver um exemplo prático de como tirar ideias de palavras-chave para o seu negócio online para as poder aplicar, por exemplo, numa campanha SEM com uma das nossas ferramentas preferidas como é o SEMRUSH.

O seu cliente, um e-commerce dedicado à venda de livros, pede-lhe que leve a cabo uma campanha SEM para a sua marca e, claro, você precisa de tempo para recolher informação sobre as suas necessidades comerciais, concorrentes e até a sua situação atual com respeito ao SEO, ao SEM e, sobretudo, fazer-se à sua terminologia, certo?

Talvez pergunte por que razão o SEO, bem, é muito importante este tipo de informação pois pode dar ideias para criar as suas campanhas e anúncios que provavelmente não teria levado em conta.

Estamos atualmente a fazer PPC? Já fizemos antes PPC?

Quer o seu cliente tenha feito ou não PPC, é importante saber sempre por onde começar pois mesmo não tendo feito PPC, o procedimento de análise e investigação da sua concorrência é muito similar.

Vamos observar o que está a fazer a concorrência, por exemplo, vamos a analisar a casadellibro.com

Introduzir o domínio e selecionar o mercado geográfico que nos interessa.

No nosso caso selecionamos Espanha como mercado geográfico. O próximo passo é aceder ao menu “pesquisa publicitária”.

À primeira vista, podemos ver onde A Casa del Libro investe com as palavras que o SEMrush indexou, o tráfego estimado que têm e até uma aproximação ao orçamento. E não só isso, também nos mostra um gráfico para investigar a sazonalidade sendo o mês de janeiro de 2014 o que apresenta um dos picos mais elevados.

Primeiro olhar para a análise da publicidade no Semrush

Vamos concentrar-nos em três subsecções:

#1 Posições

Este termo significa que todas estas palavras-chave estão a gerar impressões no google.es.

Ao ser um domínio com um grande número de palavras-chave podemos filtrar, por exemplo, apenas os termos “livros recomendados” (basta inserir a palavra-chave que queremos na caixa de pesquisa que está antes da lista de todas as palavras sem filtrar).

Exemplo de filtro para as palavras-chave “livros recomendados” no Semrush

Encontrámos, no nosso caso, 16 resultados. Esta lista vai indicar-nos os termos que são importantes e os que não são.

Recomendamos-lhe que trabalhe melhor os dados, tanto quanto possível, em Excel.

Já temos os dados das nossas palavras-chave.

Qual é o mais relevante das palavras-chave?

  • A posição e as respetivas mudanças de posições
  • O volume
  • O preço que se paga por clique
  • O URL (verifique se está a encaminhar os anúncios para os URL corretos, e ainda mais quando uma campanha tem uma conversão fraca apesar de ter um CTR-taxa de cliques ótimo)

#2 Textos de anúncios

Podemos ver a criatividade na rede de pesquisa, mas não se esqueça de aplicar o filtro como em “posições” para ter apenas dados relevantes para “livros recomendados”.

O que é mostrado a seguir, é um retículo com os anúncios que o SEMrush tem registados para essa palavra-chave.

Embora o formato seja muito semelhante ao do próprio Google Adwords, é muito interessante poder ver quantas e quais são as palavras-chave que ativam o anúncio.

Anúncios de texto para pesquisas do Google, filtrados pela palavra-chave “livros recomendados” no Semrush.

Também se verifica ser de uma grande utilidade na altura de recompilar dados próprios e do estudo da concorrência. E mais agora desde que o Google alterou a disposição dos anúncios nos SERP.

#3 Video e Display

Estas subsecções estão em versão beta, de facto, o vídeo ainda não se encontra disponível para o nosso exemplo mas para exibição podemos ver alguns dados interessantes como a criatividade da nossa concorrência, a hora e o dia das visualizações em função dos diferentes dispositivos.

Análise da exibição da publicidade no Semrush

Aspetos a ter em conta quando analisamos a concorrência

Ouça o seu cliente

O seu cliente deveria ter bem claro quem é a sua concorrência, a referência do mercado ou quem possa sê-lo.

Os concorrentes em PPC

É possível que algumas marcas com as quais o seu cliente concorre nos lances, não se encontrem na lista anterior.

Os concorrentes em SEO 

Muitas empresas cometem o erro de se esquecer da concorrência com uma posição orgânica otimizada. Estão a adquirir a sua quota de mercado e se não podem competir pela posição, em princípio, podem criar campanhas empregando essas palavras-chave em PPC.

Podemos ver a sua posição em relação a um competidor concreto para uma palavra-chave específica em “pesquisa publicitária”-> “concorrentes”

Esquema da concorrência em Semrush

O Semrush oferece-lhe dois tipos de relatório: O de palavras-chave de coincidência de frase que se ajustariam à concordância de frase e o de palavras-chave relacionadas. Neste último englobam-se até os erros ortográficos que representam um extra para as nossas campanhas SEM.

Uma vez exportados, deve “limpá-los” porque em muitos casos, encontrará palavras-chave não desejadas e pode ter cliques não relevantes e perder os necessários.

Em suma, deve ter em consideração tanto a concorrência no SEO como no SEM já que como dizíamos, a concorrência orgânica pode estar a utilizar palavras-chave muito interessantes para si mas que não está a lutar por elas.

Aproveite a oportunidade que lhe oferece esta ferramenta SEMRUSH e adiante-se aos seus concorrentes para aparecer nas primeiras posições.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Loading…

Comments

comments

Getresponse VS Aweber

GetResponse Vs AWeber: Qual Escolher?

Mailchimp+vs+Aweber

AWeber versus Mailchimp: O Grande Debate de Marketing por Email