Como Usar o SEMrush para Encontrar Oportunidades de Blogues Convidados

Semrush-Guest-blogging

Quando está a tentar desenvolver e promover a sua marca, uma das formas mais eficazes de fazer isso seria fazer um blogue convidado. Quando observa isso mais perto, é mais do que um simples compartilhamento de conteúdo. Com uma simples postagem de convidado, o conteúdo que produziu é exposto a um público inteiramente novo, o que acabará por gerar tráfego para o seu website e melhorar a sua taxa de conversão.

Se as suas postagens de convidado se encontrarem em blogues de autoridade, você não só terá backlinks no seu site, que melhorará o seu ranking do Google em grande forma, mas também se estabelecerá como uma autoridade no seu nicho ao longo do tempo. E, apesar de numerosas fontes alegando a morte do blogue convidado, ele ainda está muito vivo e bem.

No entanto, ter a sua postagem nalgum outro lugar requer muito trabalho, incluindo encontrar o lugar certo onde publicar, escrevendo algo completamente novo e original que não foi feito por outra pessoa, e contactando os proprietários do blogue ou webmasters, entre outras coisas. Uma das ferramentas que o pode ajudar em todos estes passos é o SEMrush.

Por exemplo, usando o SEMrush para os meus esforços de blogue convidado, consegui fazer mais postagens de convidado para um serviço de redação online EduGeeksClub, no decorrer de apenas seis meses. Você também o pode fazer, se seguir as etapas apresentadas abaixo.

  1. Descubra o seu Nicho

Para que o blogue convidado funcione para si e para obter os melhores resultados é crucial encontrar o tipo certo de plataforma que incluirá a sua postagem convidada. Mas, antes de poder fazer isso, tem de investir algum tempo e esforço para encontrar o seu nicho. Embora possa parecer inútil, porque já sabe do que está à procura, há muito mais do que isso.

Por exemplo, encontrar o seu próprio nicho pode não só ajudá-lo a reduzir a lista de plataformas possíveis, mas também ajudá-lo a identificar nichos similares, o que é importante porque eles podem tornar-se uma ótima fonte de tráfego. Se o seu nicho for marketing de redes sociais, vai encontrar outros nichos de mercado como influenciadores ou marketing de conteúdo que, até certo ponto, partilham a mesma audiência. Pode aproveitar esse potencial.

  1. Encontrar as Melhores Plataformas de Blogues Convidados

Aqui estão algumas das maneiras mais fáceis, através das quais pode encontrar a plataforma certa, e fornecer material suficiente para o SEMrush fazer a sua magia.

  • Pesquisa do Google – Tudo o que precisa de fazer é trazer a sua palavra-chave, que neste caso pode ser “marketing de conteúdo” “marketing online” ou algo deste tipo. Depois disso, utilize o seguinte formato para a sua query de pesquisa no Google: palavra-chave + “escreva para nós”/”submeter postagem no blogue”/”postagem convidado”/”torne-se um colaborador,” etc. Apanhou a ideia. Se uma página tiver uma secção reservada para blogueiros convidados, basta pensar em todas as maneiras diferentes de como esta seria nomeada e tentar tantas combinações quanto possível.

 

  • Pesquisa através da Biografia do Autor– Outra forma de encontrar plataformas de blogues convidados que valham a pena é pesquisar os autores no seu nicho, que também são blogueiros convidados. Frequentemente, a sua biografia online conterá uma lista de lugares onde as suas postagens de convidado foram publicadas anteriormente, fazendo assim o seu trabalho. Mas, mesmo que não estejam assim tão disponíveis, ainda há muito que você pode fazer usando apenas a biografia.

Além de fazer a pesquisa no Google sobre eles, pode também verificar as suas contas nas redes sociais e ver se existe alguma informação sobre as suas postagens de convidado. O meu pequeno truque favorito é usar a Pesquisa de Imagem do Google. Abra a página de Pesquisa de Imagem do Google, e depois arraste e solte a fotografia do autor (qualquer autor que se preze terá uma) na caixa de pesquisa.

 

A pesquisa apresentará uma lista de artigos em que a sua imagem foi usada, e, a maioria deles serão postagens de convidados em várias plataformas. Pode clicar com o lado direito do rato na imagem, e escolher “Procurar Google para a Imagem” se estiver a usar o Chrome.

 

  • Backlinks de Pesquisa– Agora vem a parte divertida, em que reúne todos os links que descobriu e os usa para localizar ainda mais plataformas de blogues convidados com a ajuda do SEMrush. Vou usar o website Business2Community como exemplo. O SEMrush tem uma caraterística fantástica que permite que você entre num website, e depois tente localizar os concorrentes. Vá para o Domain Analytics, escolha Organic Research, seguido de Competitors.

 

E aqui estão eles, uma extensa lista de websites similares, todos do mesmo nicho que o seu. Agora, nem todos permitirão postagens de convidados, mas de qualquer maneira você não precisa de todos eles, só alguns selecionados.

 

Você pode usar o SEMrush para analisar o seu próprio website ou blogue, para descobrir o que a sua concorrência está a fazer e onde fizeram as postagens de convidado e os backlinks restantes. Pode fazer isto selecionando o recurso Domain Analytics e depois Backlinks.

Eu vou usar o website Backlinko.com, que pertence a Brian Dean, um dos melhores comerciantes e especialista em SEO. Aqui está o que o SEMrush descobriu sobre este website:

 

  • Selecionando os seus Recursos– Agora que já identificou todas as possíveis plataformas de blogues convidados, é altura de saber quais delas deve seguir. Nem todos os recursos são úteis. Alguns têm a má reputação de spamming outros websites, ou os seus backlinks levam a locais potencialmente inseguros ou duvidosos, por isso, seria melhor para si evitar tais plataformas. Outro indicador que ajuda a identificar os bons lugares para postagens de convidados seria o Tráfego de Pesquisa Orgânico do site que indica o número de visitantes. Uma boa regra seria atingir lugares com tráfego de 1000-2000+, pelo menos ao princípio.

Vamos usar o Business2Community como exemplo, mais uma vez. Digite o URL no SEMrush e veja o que acontece.

 

É evidente que o website recebe bastante tráfego, 74,5 mil para ser exato. Outro número a ser procurado seria o ranking SEMrush do site. Um número mais baixo indica melhor qualidade de otimização. Pode obter uma visão mais rápida desses números instalando uma extensão para o seu navegador chamada SEOquake. É executada no Firefox, Chrome, e Safari.

 

Contudo, os números de tráfego para um website particular, quando analisados fora de contexto, podem ser muito enganadores. Analise sempre o tráfego do site durante um período de tempo mais longo, e não apenas o que aconteceu no último mês. Se o gráfico que representa o número de visitantes for relativamente estável, sem grandes quedas e picos, o site é uma plataforma segura para você tentar publicar.

 

Quedas súbitas no tráfego geralmente indicam que o website foi penalizado pelo Google por qualquer razão e, como tal, não é o melhor sítio para postagem de convidados. Um exemplo de um desses sites é dado a seguir:

 

Como pode verificar, a queda é relativamente repentina e, depois, o website permaneceu nesse nível. Por outro lado, se a queda for lenta, não deve tentar postar lá, porque o site está constantemente a perder tráfego, o que pode significar que os autores desistiram dele por isso, é de muito pouca utilidade para si no que se refere a direcionar o tráfego para o seu site ou blogue.

  1. Aproxime-se dos Administradores

Antes de poder chegar a outros autores, certifique-se de que verifica o trabalho deles antecipadamente. Agora, uma situação ideal seria chegar aos webmasters cujo trabalho você já está seguindo, mas mesmo que não seja o caso, pode sempre chegar até eles, mas não sem antes ver o que eles realmente são. Um ótimo lugar para começar seria comentar os artigos deles, como as coisas que publicam nas redes sociais, e partilhar algum do conteúdo que publicaram, de modo que estejam cientes de que você aprecia o trabalho deles.

Também pode marcar o conteúdo mais popular, e é aqui que entra o Buzzsumo. Ele calcula a popularidade analisando o número total de partilhas através de todas as plataformas de redes sociais.

 

O próximo passo seria chegar até eles diretamente e enviar um email. Tenha cuidado com este, porque o email provavelmente será removido em questão de segundos. Torne-o um pouco mais pessoal. Saúde-os e dê-lhes a conhecer que aprecia o trabalho deles. Claro, não os está a contactar só para lhes dar um elogiu e eles já sabem disso, então seja honesto e direto.

Mencione que gostou de uma das postagens recentes, e que tem uma que pode lançar alguma luz nova sobre o assunto, ou uma que abrange um novo aspeto. Se você está a blogar sobre as mesmas coisas que eles ou todos têm, provavelmente vão ignorar a sua mensagem, mas se virem que o seu artigo é informativo e tem uma abordagem única, ficarão intrigados.

Além disso, a linha de assunto deve chamar a atenção deles, então, certifique-se de que não é genérico. Se no prazo de uma semana não lhe disserem nada, envie-lhes um email de acompanhamento. Se não responderem depois disso, evite enviar mais emails, porque os assistentes vão descartar as suas mensagens como spam. É por isso que precisa de se assegurar de que os seus emails sejam genuínos, e que a sua postagem oferece algo de valor real para eles.

  1. Escreva um Artigo Brilhante

Elaborar um excelente post é tão importante como obter todos os itens previamente discutidos. O seu artigo deve ser original e exclusivo, e fornecer algo valioso aos leitores, o que torna mais provável que os webmasters o apresentem no seu site e partilhem com a audiência. Pode melhorar ainda mais as suas hipóteses seguindo firmemente as diretrizes de escrita para web, e colocando um título cativante que intrigue os leitores e os leve a clicar para aceder a ele.

Além de apresentar alguns dos seus melhores escritos, a publicação também deve conter imagens, vídeos ou até mesmo infográficos originais que não estão lá apenas para o tornar mais bonito, mas para servir como ilustração e ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

  1. Promova o seu Trabalho

Depois de se ter apresentado, partilhe o seu trabalho nas suas contas das redes sociais. Mas não se limite a copiar e colar a mesma coisa em todos os sítios. Crie diferentes cabides para o Twitter, Facebook, Instagram e/ou YouTube. É necessário algum esforço, mas vai valer a pena.

Se você mencionou alguns dos influenciadores ou marcas que são relevantes para o seu nicho na sua publicação, seria uma boa ideia contactá-los e informá-los de que eles foram apresentados. Não se preocupe se ainda não tiver um perfil muito elevado. Se a sua publicação for boa e valiosa para os leitores, eles vão aproveitar a oportunidade para a partilhar entre eles.

Eu mencionei a originalidade como sendo a chave. Se você tiver uma nova opinião sobre um determinado assunto, ou ideias que se possam expandir num modelo existente, pode usar o SEMrush para reunir todas as postagens que foram publicadas sobre isso. Depois disso, entre em contacto com os webmasters desses sites, informando-os de que o seu artigo pode oferecer aos leitores mais informação ou algo completamente novo. Se for realmente bom, estarão mais do que preparados para o apresentar.

Blogar, e especialmente blogar de convidados, é uma das formas mais eficazes de receber todos aqueles benefícios que todo o comerciante procura: aumento de tráfego, promoção da marca, integridade e reputação melhoradas e, por sua vez, melhor conversão e rendimento mais generoso.

No entanto, fazer tudo isso manualmente é quase impossível e, é por isso, que precisa de uma ferramenta poderosa como o SEMrush para o ajudar no caminho. Faz a maior parte das coisas por si, de modo que o seu único foco se torne criar o melhor conteúdo possível e isso parece um bom negócio, no meu livro.

António é um blogueiro e um consultor que presta assistência escrita aos candidatos a emprego. Gosta de escrever sobre marketing, educação e produtividade. Também é louco por andar na sua bicicleta e conhecer pessoas novas. Vai ficar feliz por conhecê-lo no Facebook e Twitter.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Loading…

Comments

comments

Semrush-Rich-Snippets

Como encontrar trechos favoritos do google usando o SEMrush e o Google Search Console (GSC)

Hotjar cos'e

Hotjar – O que é e por que razão deveria usá-lo!