O Guia Final para Usar o BuzzSumo para Pesquisa de Conteúdo

buzzsumo cos'è

Está a zumbir com o BuzzSumo?

Não sei o que isso significa, mas o que sei é que o BuzzSumo é uma ferramenta muito valiosa para ter na sua caixa de ferramentas de redes sociais.

Neste artigo, falamos de zumbido com o BuzzSumo… eh na verdade, não! Falamos sobre os super-recursos que possui como ferramenta.

Então espere lá e aproveite o passeio. Ficará contente por tê-lo feito!

O que é o BuzzSumo?

O BuzzSumo é uma ferramenta de pesquisa e monitorização. A funcionalidade é dividida da seguinte forma:

  • Encontre conteúdo mais compartilhado nos canais de redes sociais – pode inserir o seu próprio domínio ou outro domínio, e ver o que foi compartilhado socialmente.
  • Encontre influenciadores relacionados com tópicos específicos
  • Obtenha alertas baseados em palavras-chave, nome da marca, links, nome do autor ou domínio
  • Rastreie concorrentes e faça uma análise baseada no seu conteúdo.

Como usar o BuzzSumo Efetivamente

Aqui estão alguns exemplos práticos de como pode usar o BuzzSumo efetivamente.

 

1. Encontre Grandes Ideias de Conteúdo para Postagens

Tentar encontrar uma ideia para um conteúdo é como estar sentado com uma folha de papel em branco e não saber o que escrever.

É irritante, frustrante e demorado.

E… quando você escreve esse conteúdo, a qualidade pode ser duvidosa. Às vezes, obtêm-se muitos compartilhamentos e links e acaba-se com uma classificação de conteúdo e, outras vezes, o conteúdo não vai a lado nenhum; obtém muito poucos compartilhamentos e nenhum tráfego do Google.

Isso acontece com todos nós e é impossível garantir o sucesso, mas a frequência deste acontecimento será substancialmente reduzida se usar o BuzzSumo.

 

Passo 1 – Encontre palavras-chave relevantes usando o Planeador de Palavras-Chave do Google

Antes de ir para o BuzzSumo, vá ao Planeador de Palavras-Chave do Google e faça algumas pesquisas por palavras-chave. Insira as palavras-chave que está a pensar em escrever conteúdo e descubra quantas pessoas estão à procura por essas palavras-chave.

Se não houver procura por essas palavras-chave, para quê escrever conteúdo com base nelas? (Embora haja exceções a esta regra!)

 

Uma lista de todas as palavras-chave para um grupo de anúncios específico

 

Se essas palavras-chave não funcionarem, o Google mostrará palavras-chave relacionadas e, esperemos, vamos conseguir encontrar opções alternativas.

Imagine que o artigo que quer escrever era sobre ‘ferramentas de monitorização de redes sociais’.

Na imagem acima, vê que as pesquisas mensais médias para aquela frase é de 480. Embora não pareça muito elevado, haverá muitas pesquisas de palavras-chave semelhantes que também pode classificar.

 

Passo 2 – Veja quão competitivas são as palavras-chave para classificar

Agora você tem um grupo interessante de palavras-chave, mas não tem a certeza de as poder classificar no Google. Então, pode fazer uma pesquisa rápida no Google para ver quem mais aparece nos resultados da pesquisa.

Quando fazemos pesquisas como esta, temos uma ferramenta chamada ‘barra de ferramentas Moz’ instalada no nosso navegador. Quando for instalada, verá Autoridade do Domínio/Página para cada um dos resultados do Google. A Autoridade do Domínio mostra a importância que o Google atribui ao website.

Se a sua Autoridade do Domínio for 25 e verificar que todos os resultados na página um têm conteúdo correspondente às palavras-chave e a sua Autoridade de Domínio é realmente elevada, então as suas hipóteses de classificação nos resultados de pesquisa são baixas.

Na imagem seguinte, existem alguns resultados que não são altos (em relação ao meu domínio) então há uma boa hipótese de classificação por isso.

 

Verifique se as palavras-chave são competitivas no Google

 

Passo 3 – Descubra o Conteúdo mais Compartilhado

Agora, dirija-se ao BuzzSumo e faça uma pesquisa por estas palavras-chave. Quer descobrir qual o conteúdo mais compartilhado relacionado com estas palavras.

Uma vez conhecido o conteúdo mais compartilhado relacionado com estas palavras-chave, você quer escrever um conteúdo melhor, por exemplo, mais atualizado e detalhado. Então, pelo menos, tem hipótese de vencer os concorrentes nos resultados de pesquisa se fizer uma promoção significativa. Brian Deane introduziu um termo chamado técnica do arranha-céus, que descreve este processo com mais detalhe.

 

Você pode ver os artigos que obtêm o maior número de compartilhamentos em diferentes redes sociais.

Passo 4 – Escreva e Promova o Conteúdo

Agora que tem um ótimo conteúdo que as pessoas estão a procurar, e você sabe que as pessoas gostam de compartilhar, é altura de sair e promovê-lo!

 

Exemplo: Seer Interactive Encontra Conteúdo para Escrever sobre  Obama Healthcare!!

Seer Interactive, uma agência de marketing digital, é outro cliente que usa o BuzzSumo para criar ideias de conteúdo. Um dos seus recentes projetos de clientes envolveu escrever um artigo sobre cuidados de saúde, concretamente Obamacare. Eles estavam bloqueados, sem ideias de conteúdo, então dispararam o BuzzSumo, e procuraram por “cuidados de saúde OU Obamacare”.

Com base nos resultados que mostravam o conteúdo mais compartilhado, eles podiam ver que os consumidores queriam informações imparciais que lhes ensinassem o significado de Obamacare. Mas, também ajudou descobrir gemas escondidas tais como este artigo sobre como a tecnologia usável podia diminuir o custo dos cuidados de saúde. Estas gemas ocultas teriam sido impossíveis de encontrar através de uma pesquisa tradicional do Google ou mesmo do Twitter.

Com uma simples pesquisa BuzzSumo, a equipa Seer Interactive desenvolveu uma série de ideias de conteúdo que poderiam explorar, discutir com o cliente e escrever.

 

2. Encontre Conteúdo Interessante para compartilhar com os seus Seguidores

Eu estava à procura de algo para compartilhar no Facebook e procurava conteúdo que fosse popular. Então, qual é a melhor maneira de o encontrar?

Vá para o BuzzSumo e digite um tópico relacionado com o seu negócio. Ordene a lista com base no maior número de compartilhamentos no Facebook.

Agora tem conteúdo relacionado com o seu tópico que é popular no Facebook!

 

Ordene por número de compartilhamentos no Facebook

Exemplo: Laura Elizabeth Mann (Empresa de Relações Públicas) cria um calendário de redes sociais

É para isto que Laura Elizabeth Mann da The Hodges Partnership (uma empresa de comunicação e relações públicas) usa o BuzzSumo.

Parte do trabalho dela envolve criar um calendário de conteúdo social para compartilhar. O ano passado, ela estava à procura de conteúdo para publicar relacionado com Andrew McDonnell (uma grande notícia nos EUA em 2014). Com uma simples pesquisa BuzzSumo, ela conseguiu encontrar alguns artigos com mais de 20.000 compartilhamentos. Isto deu-lhe a prova social que sugeriu que os seus seguidores, provavelmente, também os achariam interessantes.

 

3. Construa listas de Influenciadores a Alcançar

Se criar um ótimo conteúdo, também deve promovê-lo. As redes sociais são uma ótima maneira de promover conteúdo, mas precisa de alcançar as pessoas certas.

Se encontrar conteúdo semelhante ao que criou, o BuzzSumo mostra-lhe as pessoas mais influentes no Twitter que compartilharam esse conteúdo.

Se elas compartilharam conteúdo semelhante, vale a pena tentar alcançá-las para lhes mostrar o seu conteúdo.

As redes sociais são uma maneira ótima de tornar o seu conteúdo conhecido e partilhado, mas se quiser classificar as palavras-chave que está segmentando, precisa de criar links de sites relevantes e de elevado perfil.

Mas, que sites alcançar para obter links?

Veja os influenciadores a compartilhar algum conteúdo.

 

Exemplo: Richard Moynihan, Editor de Meios de Comunicação Social no the Telegraph, tem como alvo influenciadores desportivos

Esse foi um dos principais problemas enfrentados por Richard Moynihan, Editor de Meios de Comunicação no The Telegraph, que esteve envolvido no Project Babb, um site centrado no desporto. Richard e a sua equipa usaram o BuzzSumo para se dirigirem a pessoas a cuja audiência queriam ter acesso. Compilaram uma lista de divulgação de influenciadores desportivos com os quais poderiam trabalhar (para criar conteúdo conjunto), assim como pessoas que poderiam compartilhá-lo com os seus seguidores.

O projeto Babb acabou por ser um grande sucesso, graças ao BuzzSumo.

 

Exemplo: Jimi Smoot promove a sua ferramenta, ShareWalla

Você não precisa de ser um editor para usar este recurso. Se está a construir um novo produto, e quer chamar a atenção, também acharia útil a Pesquisa de Influenciador do BuzzSumo.

Jimi Smoot, um empreendedor, esteve envolvido na construção do ShareWalla em 2014, uma ferramenta que requer que os leitores tuitem um link antes de poderem ter acesso ao conteúdo. Ele fabricou o produto em seis semanas e lançou-o ao público, mas só um punhado de usuários se inscreveu.

Para aumentar a consciencialização, decidiu alcançar a comunidade crescente de pirataria (uma vez que o produto estava relacionado com esse nicho).

Para isso, fez uma pesquisa no BuzzSumo, à procura de influenciadores relacionados com a pirataria crescente. Ele analisou as métricas de compromisso, tais como retuites médios, Autoridade da Página, e o rácio de respostas para compilar uma grande lista de pessoas a contactar via Twitter e email. Usando esta técnica, em conjunto com outras, ele finalmente conduziu 10.000 visitantes para ShareWalla em agosto de 2014.

 

4. Encontre Bons Escritores para o seu Conteúdo

Escrever consome tempo, mas você pode sempre pedir ajuda…

Encontre conteúdo no seu nicho que obtenha muitos compartilhamentos e descubra quem é o autor (está listado nos resultados exibidos pelo BuzzSumo).

Pode então contactar os autores para ver se podem escrever para si, no seu site.

O BuzzSumo até criou uma pesquisa especificamente para encontrar grandes autores.

 

Exemplo: AJ Ghergich Encontra Escritores para o Site

“Use uma ferramenta como o BuzzSumo. Procure o seu tópico e nicho e anote os escritores que recebem consistentemente compartilhamentos sociais. Muitas vezes estas pessoas vão escrever para publicações maiores como o Huffington Post, Entrepreneur e aparecem regularmente em sites de nichos influentes como o MOZ.

“Se conseguir chegar a 5 ou 10 deste tipo de pessoas, geralmente terá alguns a dizer sim. Contudo, ignore os tipos CEO (são provavelmente Escritas Fantasma).

“Precisa de pagar a estes escritores entre $250 – $400 (215 € — 344 €) por artigo. Se o fizer, não terá problemas para encontrar escritores especializados e de nível elevado.”

AJ Ghergich, de Ghergich & Co.

 

5. Pesquise o Conteúdo dos seus Concorrentes

O BuzzSumo mostra não só o conteúdo mais compartilhado de um tópico, mas também o conteúdo com melhor desempenho no seu domínio ou, melhor ainda, no domínio do seu concorrente.

Entre no domínio do seu concorrente e descubra:

  • O conteúdo dele com melhor/pior desempenho
  • Websites linking para o conteúdo deles com melhor desempenho
  • Autores do conteúdo
  • Canais que obtêm mais partilhas.

Esta é uma pesquisa incrível e você devia fazê-la em relação aos seus principais concorrentes.

 

6. Crie Alertas para Artigos de Tendência

Um dos recursos Pro do BuzzSumo são os seus alertas de conteúdo. Nós configuramos alertas de conteúdo para o nome da nossa marca e o meu nome também! Também pode configurar alertas de conteúdo para os concorrentes.

O que eu descobri é que esses alertas são muito mais abrangentes do que outros aplicativos de alerta e chegam muito rapidamente depois de aparecer o link (por exemplo, em menos de uma hora).

Exemplo: Emeric Ernoult da AgoraPulse usa o BuzzSumo para este fim:

“Eu gosto do recurso de monitorização e alertas de conteúdo. Desde que os meus alertas do Google deixaram de funcionar, tentei uma série de serviços, incluindo o Mention, mas eles não estavam a fazer o trabalho simples que eu queria: ser alertado quando as postagens do blogue nos mencionassem”.

Mas também pode usar alertas para ideias e conteúdo, mantendo os tabs no que é “quente” no seu ramo. Com estes dados, pode criar conteúdo sempre atualizado com o que está a acontecer no momento.

O CEO Terence Collins de Collins Online Marketing Services explica como usa alertas de conteúdo para este fim:

“Eu tive um caso em que um concorrente bem-conceituado publicou um artigo controverso. Um alerta do BuzzSumo marcou-o à noite, e nós criámos uma refutação e pusemos na secretária do Gestor de Marketing do nosso cliente, pronto para publicação, às 8 horas da manhã seguinte. Cliente para toda a vida, aquele.

“Os alertas do Buzzsumo permitem-nos observar os nossos concorrentes e líderes do ramo. Vemos o que eles publicam, o compartilhamento e pode saltar uma tendência, contorná-lo ou ignorá-lo. Imediatamente. Podemos responder em horas, em vez de dias ou semanas.”

Sumário

BuzzSumo é uma ferramenta de pesquisa de conteúdo extremamente útil.

Tem algumas funcionalidades extremamente poderosas e você deveria testá-lo. Existe uma versão gratuita que pode usar, para começar.

Qual é a sua opinião? Já alguma vez a usou? Quer compartilhar alguns exemplos de como a usou?

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Tactics-conversion-UX-Shopify

101 TÁTICAS DE CONVERSÃO SHOPIFY

Semrush-Rich-Snippets

Como encontrar trechos favoritos do google usando o SEMrush e o Google Search Console (GSC)