O Principal Guia para Utilizar o SISTRIX para o Sucesso do SEO

Sistrix recensione

O SISTRIX abrange tantas funcionalidades que eu provavelmente poderia escrever sobre elas a partir de uma série de diferentes perspetivas, mas hoje vou me debruçar sobre alguns elementos fundamentais do ponto de vista do SEO. Se está à procura de comparar a visibilidade do seu site à visibilidade dos sites concorrentes no SERPs, ao mesmo tempo que monitoriza as alterações de palavras-chave e encontra potenciais backlinks, o SISTRIX é a ferramenta certa para si.

Após testar o SISTRIX durante um tempo considerável, tenho o prazer de partilhar consigo as funcionalidades que achei mais úteis na perspetiva de um SEO.

Esta publicação está dividida em seis secções para navegar da forma que achei o pacote mais útil:

O que é o SISTRIX?

O SISTRIX é um pacote SEO criado por uma empresa alemã em 2008 e está a tornar-se cada vez mais popular entre os SEOs à medida que se expande pela Europa.

Como um membro da equipa de SEO do Koozai, eu tive a sorte de participar recentemente em algumas formações do SISTRIX por parte da equipa do SISTRIX. Decidi escrever uma publicação no blog para ajudar quem deseja obter mais desta ferramenta. Escolhi os elementos que achei serem mais úteis, mas poderia escrever todo o dia sobre o SISTRIX: existem excelentes funcionalidades em todos os módulos!

O Índice de Visibilidade

O SISTRIX fornece uma variedade de funcionalidades úteis, mas a esência da ferramenta gira em torno do seu Índice de Visibilidade. Esta funcionalidade oferece uma pontuação que ilustra a visibilidade de cada domínio no Google SERPs para o país em questão. O Índice é incrivelmente útil para avaliar os sucessos e dificuldades das atividades do SEO; ajuda a comparar domínios concorrentes e também nos ajuda a analisar os efeitos das atualizações do algoritmo do Google num domínio.

O Índice de Visibilidade é calculado duas vezes por semana, uma para pesquisa móvel e outra para pesquisa no ambiente de trabalho, utilizando as melhores 100 posições para um milhão de diferentes palavras-chave. O SISTRIX recolhe os dados das palavras-chave ao longo da semana e, em seguida, calcula as pontuações do Índice de Visibilidade para ambiente de trabalho e móvel ao longo do fim de semana. Posteriormente, o SISTRIX publica os novos dados para a segunda-feira seguinte. O raciocínio do SISTRIX ao selecionar estes milhões de palavras-chave específicas é o seguinte:

“Elas constituem uma boa média do comportamento de pesquisa específico de um país. Dez por cento das palavras-chave são compostas por palavras-chave atuais (por exemplo “EM 2016”), o restante permanece igual. Desta forma, 100 milhões de pontos de dados (1m x 100) são avaliados uma vez por semana como base para o Índice de Visibilidade”. Veja o site do SISTIRX para obter mais informações sobre o Índice de Visibilidade.

Por enquanto, o SISTRIX está focado exclusivamente no Google, mas já anunciou que serão adicionados outros motores de pesquisa no futuro. Quais são as principais funcionalidades do SISTRIX?

Estes são os seis módulos principais que constituem a Caixa de Ferramentas SISTRIX:

 

Em vez de analisar cada módulo, vou me debruçar sobre as partes da ferramenta que achei mais úteis para o SEO.

Da perspetiva de um SEO, uma das principais razões para utilizar o SISTRIX é que este oferece dados sobre classificações SERP e apresenta dados de ligação do histórico e em tempo real. Uma das melhores funcionalidades do pacote é a possibilidade de ver quando ocorrem as atualizações do algoritmo do Google e visualizar o impacto que isto teve nas classificações, tal como na Panguin Tool. Poderá ver isso na primeira captura de ecrã do Índice de Visibilidade abaixo. As marcas no Índice de Visibilidade são chamadas Marcações de Eventos e os utilizadores também podem criar as suas para indicar quando novos conteúdos foram para o ar, quando ocorrem relançamentos do site e quando sucedem quaisquer outros eventos.

Quem Beneficia Desta Ferramenta?

Muitas pessoas da área digital irão beneficiar do SISTRIX. Algumas destas incluem:

  • Executivos SEO
  • Executivos de Conteúdos
  • Proprietários de Sites
  • PRs
  • Gestores de Marca
  • Programadores de Web

Qual é o Preço?

O SISTRIX é prático pois permite aos seus utilizadores pagarem por apenas um módulo, todos os seis módulos ou aqueles que desejarem utilizar.

Uma ferramenta com um preço competitivo, o SISTRIX oferece toda a informação sobre a sua estrutura de preços no fundo da página inicial, sob ‘Seis Módulos’.Também está disponível um teste gratuito do SISTRIX.

Análise dos Módulos

Cada módulo tem os seus próprios benefícios:

  • ‘SEO’ permite que os utilizadores analisem e otimizem resultados de pesquisa orgânicos, por exemplo.
  • ‘Universal’ permite-nos avaliar Integrações de Pesquisa Universal numa consulta de pesquisa, tais como notícias e fotos.
  • ‘Links’ divulga o seu perfil de backlink do domínio juntamente com os dos sites concorrentes.
  • ‘Anúncios’ permite-nos avaliar campanhas de banners para qualquer site.
  • ‘Social’ permite-nos analisar sinais sociais dos gigantes da rede Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Google+.
  • ‘Otimizador’ é um módulo de análise na página que nos permite avaliar o nosso conjunto de palavras-chave.

Elaboração de relatórios

Provavelmente é melhor começar pela elaboração de relatórios, já que esta é uma parte importante da caixa de ferramentas SISTRIX. O SISTRIX permite aos seus utilizadores monitorizar continuamente o seu domínio a partir de diferentes perspetivas e adicionar em outros parâmetros semanalmente.

Isto permitirá acompanhar a forma como o domínio se está a desenvolver. Podemos colocar uma série de parâmetros ao mesmo tempo na visão geral do domínio e, em seguida, colocá-los num relatório em PDF que será enviado para nós numa base semanal.

Assim que tiver criado um relatório, os utilizadores podem transformá-lo num modelo. Se estiver a trabalhar em várias contas e não tem tempo para configurar os relatórios individualmente, os modelos permitem que inclua todas as suas funcionalidades favoritas, tornando a sua vida um pouco mais fácil.

Contudo, existe um limite no número de relatórios que o SISTRIX pode oferecer de forma gratuita. Com a sua conta da Caixa de Ferramentas você obtém 10 relatórios, e se tiver o módulo Otimizador também obtém um número de relatórios igual ao número máximo de projetos que pode ter. Se ainda precisar de mais relatórios, basta ligar para o atendimento ao cliente ou enviar um email para o SISTRIX. No que diz respeito ao tamanho dos relatórios, o SISTRIX definiu o limite do número de elementos que pode adicionar a um relatório em 25. Dito isto, é importante ser algo exigente relativamente aos relatórios que escolhe, já que a possibilidade de monitorizar múltiplos domínios pode realmente economizar muito tempo e recursos, especialmente porque os relatórios podem ser enviados diretamente para a sua caixa de entrada.

Se pretende renomear o seu relatório, eliminá-lo e adicionar permissões e endereços de email para visualizar o relatório, ou simplesmente alterar a frequência com que recebe o relatório, pode fazer tudo isto através das opções de configurações no fundo da página.

Abaixo está um exemplo de um relatório que mostra alterações na classificação ao longo do período de um mês:

 

Ao longo do resto desta publicação, eu irei discutir os aspetos mais importantes do SISTRIX para um SEO, o que este inclui e como interpretar os dados que produz.

Então, Como É Que Eu Utilizo o SISTRIX?

Como eu sugeri acima, a minha explicação desta publicação é sobretudo feita na perspetiva de um SEO ou proprietário de um site. Vamos começar do início. A melhor forma de entrar no SISTRIX é mergulhando diretamente na visão geral, após abrir a ferramenta e digitar no domínio (sem www.) que pretende investigar, juntamente com a bandeira do país a que se refere. Você será levado para a visão geral:

Primeiro, vamos observar o gráfico grande que mostra o Índice de Visibilidade para asos.com (que será o nosso exemplo do domínio ao qual você pretende monitorizar a visibilidade).

Este Índice de Visibilidade é baseado em 1000000 palavras-chave no Reino Unido. Estas refletem o comportamento de pesquisa das pessoas nesse país. Para tirar o máximo partido do SISTRIX, eu recomendaria analisar semanalmente as 100 palavras-chave mais bem classificadas das tais 1000000. Para tal é necessário que o site em questão tenha alguma das suas 100 palavras-chave mais bem classificadas entre as tais 1000000 palavras-chave; se for esse o caso, nós tentamos perceber em que posição se encontram as 100 palavras-chave mais bem classificadas e qual a frequência com que as palavras-chave são procuradas (taxa de pesquisa mensal aproximada). Nós analisamos estas palavras-chave de forma diferente, dentro do conjunto de palavras-chave, tendo por base o número de pedidos de pesquisas.

Se juntar todos estes fatores numa só formula, acabará por ter o Índice de Visibilidade para esse site específico. Este Índice de Visibilidade pode ser entendido como uma unidade e tem muitas funções. Como o SISTRIX tem vindo a desenvolver a ferramenta desde 2010, os utilizadores podem agora ver como a visibilidade se desenvolveu no passado, como se está a desenvolver no presente e como se irá desenvolver no futuro em todo o Reino Unido.

A partir do Índice de Visibilidade, podemos ver que a visibilidade da Asos aumentou gradualmente entre outubro de 2010 e 2015, com uma ligeira redução da visibilidade em 2016. Também podemos constatar que em novembro de 2012 a Asos atualizou o seu layout de página, adicionando anúncios acima da dobra, como ‘A’ demonstra.

A visibilidade da Asos aumentou de 61.094 em outubro de 2010 para os atuais 120.47. Este é um aumento muito satisfatório, e a inclinação gradual permite-nos ver uma sugestiva previsão de visibilidade para certas palavras-chave no SERPs ao longo dos próximos meses.

O Que Significa 120.47 Como Pontuação de Índice de Visibilidade?

O próximo passo é colocar os dados em perspetiva comparando as pontuações do Índice de Visibilidade dos concorrentes com a pontuação do Índice de Visibilidade da Asos, avaliando a pontuação da Asos e se os seus concorrentes influenciam a sua visibilidade. Para tal, podemos utilizar o Índice de Visibilidade como uma referência.

Em primeiro lugar, temos de clicar na pequena roda dentada sobre o Índice de Visibilidade e clicar em ‘adicionar a relatório’. A equipa do SISTRIX diz que se trata de uma visão geral aproximada para ter uma noção do peso que temos no SERPs, e por essa razão denominámos o relatório do Índice de Visibilidade por ‘Cockpit Asos’. Após atribuir um nome ao relatório, poderá abri-lo.

Se voltar para a visão geral, clique na roda dentada sobre o Índice de Visibilidade e vá para ‘comparar dados em gráfico’: pode adicionar até três domínios concorrentes, deixando de fora todos os www. e http – portanto, só o domínio .com, por exemplo.

Uma vez que tenha inserido esses dados, deverá ver os seus concorrentes comparativamente com o seu domínio assim:

Para compreender o Índice de Visibilidade de uma marca, é importante compará-lo com o maior número possível de concorrentes de forma a contextualizar os dados. O eixo do Y mostra-nos que a Asos está classificada entre 0 e 146.07. Esta é uma suposição baseada na comparação. Se adicionarmos outros concorrentes, os dados podem variar, mas é importante relembrar que a marca com maior visibilidade é a marca com um nível mais alto. O eixo do X mostram-nos onde a Asos se posiciona atualmente no mercado e qual é a sua quota de mercado no SERPs.

Analisar a Quota de Mercado

Se a quota de Mercado no SERPs não for extraordinariamente alta em comparação com a dos concorrentes da Asos, tal como topshop.com neste exemplo, a Asos precisará de manter-se informada sobre a visibilidade dos concorrentes através da investigação das ações dos sites que alcançam melhores pontuações. Podemos claramente ver que a Asos está à frente de todos os seus três concorrentes, mas ocorreram flutuações ao longo do percurso, como seria de esperar. Embora o concorrente verde pareça estar bem à frente dos outros dois, os números revelam que, na realidade, não é esse o caso: se olharmos para os números sob o gráfico (apresentado abaixo), vemos que estamos a falar de números entre 13-19 e início dos 30, e a outra informação que conseguimos obter deste gráfico é que as atividades dos concorrentes da Asos podem afetar a visibilidade da Asos e vice-versa.

No entanto, estas quatro marcas têm um denominador comum, pois todas as palavras-chave com as quais estão classificadas e com as quais conseguem comunicar sobre os seus produtos são palavras-chave desses ramos e as 10 melhores posições para essas palavras-chave são limitadas. Isto significa que nenhum destes concorrentes, ou a Asos, pode ser negativamente afetado simplesmente porque alguém está a fazer um melhor trabalho. Exemplos disto ocorreram em novembro de 2012 e novamente em agosto de 2015, quando a visibilidade da Asos diminuiu; isto provocou um efeito em cadeia nos outros três concorrentes mostrados aqui. Encontrei um concorrente que tem mais visibilidade do que a Asos para que também possamos perceber como a Asos foi negativamente afetada enquanto o seu concorrente beneficiou – ver abaixo.

Podemos ver que o aumento afetou a visibilidade de todos os concorrentes com menor visibilidade (incluindo a Asos). Isto sugere que devemos observar o concorrente que está a ter um desempenho melhor do que a Asos e analisar os seus backlinks e conteúdos para perceber se existem algumas oportunidades para seguir o exemplo de forma a ganhar mais quota de mercado.

O Que Mais Posso Fazer depois Disto?

Não podemos simplesmente assumir que já sabemos tudo. Em seguida, devemos tentar perceber se existia um concorrente maior que possui mais controlo sobre o atual líder.

Alternativamente, se achou que desta forma foi demasiado geral, pode criar o seu próprio conjunto de palavras-chave e, em seguida, calcular o seu próprio Índice de Visibilidade. A melhor forma de descobrir a visibilidade do site do seu domínio seria completar ambas estas ações. Isso seria mais objetivo, já que seria baseado num enorme conjunto representativo de palavras-chave.

À medida que avançamos na caixa de ferramentas SISTRIX, é importante adicionar estes elementos ao seu relatório.

O Que é Que o Índice de Visibilidade Nos Leva a Questionar?

  • Qual é a quota de mercado entre nós e os nossos concorrentes no SERPs?
  • Como estamos a ser afetados pelos nossos concorrentes?
  • Como estamos a afetar os nossos concorrentes?

SEO

Para além de utilizar uma referência ou um índice de desempenho chave, também faz sentido analisar a situação tendo por base as classificações. Para tal, vá para ‘SEO’ e clique em ‘Alterações na Classificação’. Verá algo que se assemelha a isto:

Em primeiro lugar, essas palavras-chave não são as únicas com as quais a Asos está classificada, mas são as únicas que contribuíram para as melhorias na classificação.

O gráfico mostra as melhorias nas posições da classificação das palavras-chave; a competição mostra-lhe o quanto essa palavra-chave está a ser disputada, enquanto o tráfico mostra-lhe o quanto essa palavra-passe está a ser pesquisada. De certo modo, isto é simplesmente outra indicação: se a nossa visibilidade aumentou, é útil saber onde isso ocorreu exatamente. Isso dá-nos uma espécie de lista de tarefas semanal; se eu tiver melhorado as minhas classificações para uma palavra-chave, irei então procurar otimizar ainda mais essa página com base nessa palavra-chave específica para criar uma dinâmica positiva de forma a melhorar ainda mais a visibilidade do site. O SISTRIX também nos permite ver flutuações negativas em palavras-chave e, como tal, é possível perceber quais as áreas que precisam potencialmente de um melhoramento.

É precisamente aqui que o SISTRIX se destaca, já que nos permite ver o histórico do SERP de qualquer desempenho de uma palavra-passe específica desde 2010. Isso é inestimável e é uma demonstração de que o SISTREX é superior às restantes ferramentas que utilizei, especialmente a gerir várias contas simultaneamente.

 

Do ponto de vista de um SEO, o mais importante são as ‘Alterações na Classificação’ que nos permitem ver quais as páginas do site anteriormente classificadas para termos fortes. Se não houver mais páginas do site classificadas, é possível compreender a razão pela qual isso sucede. Adicionei um exemplo disto abaixo:

Também podemos pesquisar palavras-chave específicas num site específico e ver as melhorias na classificação (como mostrado abaixo), as descidas na classificação, novas palavras-chave, palavras-chave perdidas, as novas 10 palavras-chave principais e mais algumas opções no menu pendente em destaque abaixo.

Estas podem ser adicionadas ao seu relatório semanal para monitorização.

Pesquisa de Palavras-Chave

Enquanto a secção acima estaria claramente incluída na primeira etapa da pesquisa de palavras-chave com o SISTRIX, a segunda etapa seria para pesquisar quais as palavras-chave que os seus clientes poderão estar a utilizar para pesquisar cada um dos seus produtos e serviços. Podemos saber isso incluindo os concorrentes mais visíveis do site que você está a auditar. Pode encontrar isto no gráfico do Índice de Visibilidade que analisei no início desta publicação.

Em seguida, deve digitar no seu concorrente mais visível do seu anterior gráfico do Índice de Visibilidade e colocá-lo na pesquisa de domínio da visão geral do SISTRIX. No caso da Asos, o concorrente mais visível (como mostrado anteriormente) é o John Lewis. Em seguida, clique em ‘Palavras-chave’ sob SEO e ordene os dados com base no tráfico. Isso irá mostrar-lhe as palavras-chave com as quais o seu concorrente com mais visibilidade obtém atualmente mais visibilidade na classificação do que o seu site no SERPs do Reino Unido. Junte isso ao volume de pesquisas de palavras-chave e poderá identificar em que seleção de palavras-chave se deve focar para atrair novos clientes. Poderá então otimizar as suas subpáginas utilizando estas descobertas de palavras-chave. Não existem limitações quanto ao número de domínios que pode analisar de cada vez.

O Que Posso Fazer A Seguir?

A partir daqui, se tentar otimizar para qualquer uma das palavras-chave em que identificou potencial, poderá ver se teve sucesso na secção de palavras-chave com a funcionalidade ‘Alterações na Classificação’. Depois poderá utilizar essa informação para melhorar ainda mais essa classificação; pode continuar a ver estas palavras-chave a subirem na classificação e assim por diante.

A terceira etapa da pesquisa de palavras-chave é trabalhar no seu próprio potencial de palavras-chave, que pode ser identificado digitando ‘asos.com’ ou o seu domínio ao lado da bandeira britânica e clicando na visão geral sob ‘SEO’. Vá para o segundo gráfico, que diz ‘Histórico de Palavras-chave’:

O gráfico vermelho mostra-nos as 100 melhores classificações de palavras-chave, ao passo que o azul mostra-nos onde se encontra a Asos no SERPs, com algumas posições entre as 10 melhores. O que realmente queremos ver é um gráfico com uma maioria de palavras-chave azul e apenas uma pequena seleção de palavras-chave vermelhas, mas a Asos tem atualmente mais de 20500 palavras-chave classificadas e apenas cerca de 10000 destas são vistas na primeira página de resultados do Google. Isto revela que há algum trabalho a fazer para diminuir o número de palavras-chave vermelhas e aumentar a proporção de palavras-chave azuis em todo o conjunto de palavras-chave.

Como Podemos Alcançar Melhores Classificações?

Vá para ‘Palavras-chave’ sob ‘SEO’ e clique em ‘Tráfego’, junto a ‘Competição’. Agora, se olharmos para as palavras-chave à esquerda, precisamos verificar se as palavras-chave estão classificadas para os URLs apropriados, e isso também destaca certas palavras-chave em que podemos trabalhar. Ao obter páginas otimizadas para certas palavras-chave, é possível ver as melhorias na opção ‘Alterações na classificação’ em melhorias das classificações. Em síntese, deve fazer o seguinte:

  • Pesquisar palavras-chave
  • Analisar as novas palavras-chave
  • Trabalhar em palavras-chave atuais
  • Verificar se as classificações destas palavras-chave melhoram nas alterações na classificação

Isto destaca as oportunidades perdidas em potenciais palavras-chave. Portanto, as indicações acima devem ajudá-lo a estabelecer um fluxo de trabalho adequado para trabalhar com múltiplos clientes ou sites em simultâneo.

Encontrar Novos Backlinks

Digite no site que está a auditar, junto à bandeira britânica no topo e, em seguida, clique em ‘visão geral’ sob ‘Links’ e clique em ‘Ativar LinkPlus’ para ativar todos os dados.

O SISTRIX consegue visualizar rapidamente a estrutura de backlink e, como tal, não demora muito a carregar.

Assim que tiver carregado, podemos ver o seguinte:

Acima, vemos o número de backlinks no canto superior esquerdo (atualmente 1,42m). Para visualizar estes backlinks de forma diferente, desça para ‘Domínios de referência’ sob ‘Links’ e, em seguida, clique duas vezes em ‘Índice de Visibilidade’. Isto mostra-nos os backlinks da Asos ordenados pelo Índice de Visibilidade do domínio de referência:

Podemos ignorar o WordPress e o Tumblr, mas os outros sites são importantes. Se deseja obter mais informações sobre cada domínio de referência, pode clicar no sinal mais que se encontra junto a cada um dos domínios e isso irá mostrar-lhe imensas informações, incluindo o seguinte:

  • O tipo de link em questão: são maioritariamente links de texto do The Telegraph, por exemplo
  • Se são seguidos, não seguidos, etc
  • A que página do domínio de referência pertence
  • A que página do site da Asos está ligado
  • Informação de Hospedagem
  • Informação do IP

A possibilidade de chegar até aos backlinks permite que nos foquemos nos links de qualidade, em vez de nos focarmos numa grande quantidade de links. Esta é uma preocupação geral, já que nós iríamos levar a cabo uma Auditoria para Análise de Backlinks a links com spam ou não naturais de qualquer maneira.

Acho que faz todo o sentido ordenar estes domínios de referência pelo Índice de Visibilidade, pois isso faz com que a observação dos backlinks seja menos trabalhosa e faz com que seja mais fácil digerir a informação e identificar boas oportunidades para a criação de links, pesquisa de concorrentes e muitas outras atividades.

 

Fonte de Dados dos Links

Também deve avaliar se os seus backlinks estão a chegar ao seu destino regularmente. Portanto, se clicar em ‘Páginas Ligadas’ sob ‘Links’ e, em seguida, clicar em ‘Verificar disponibilidade’, nós podemos efetuar uma verificação em tempo real dos diferentes códigos do estado das principais páginas ligadas. A principal razão pela qual gosto desta parte do módulo é que podemos ver as páginas que exibem códigos de estado 404. Por exemplo, abaixo podemos ver que www.asos.com/es/ASOS-Colecci%C3%B3n-de-moda-de-mujer-y-ropa-de-hombre-Entrega-gratuita-y-devoluciones/ está a exibir um 404 e foi conectado 101 vezes. O problema surge rapidamente, e podemos ver o nível de urgência no número de links que estão ligados a essa página específica. Abaixo podemos ver esses links em termos de redirecionamentos 301 (amarelo), um código de estado 200 (isto significa que a página está bem e ao vivo – verde) e um 404 (vermelho):

 

Esta informação provém dos batedores de backlinks do SISTRIX que estão continuamente em ação e, como tal, conseguem encontrar e analisar 250 bilhões de links por mês. No entanto, isso não significa que esse seja o tamanho completo do seu índice, mas sim a quantidade de links que o SISTRIX consegue processar por mês. Pode encontrar informações adicionais sobre os índices de links no SISTRIX.

Otimizador

O ‘Otimizador’ possui duas funções principais. A primeira é conter um batedor que analisa toda a sua página com base nas normas do Painel de Pesquisa do Google. O batedor avalia o nível de conformidade do site com as normas, tanto estruturalmente como tecnicamente. Também lhe mostra onde é necessário fazer mais otimizações. Mas não lhe mostra os problemas; também destaca a localização de cada um deles e explica as ações necessárias. Os ‘problemas’ no Otimizador são situações que podem confundir, dificultar ou excluir o Google-Bot (como páginas 404 incorretas), e os “Avisos” são as melhores práticas do SEO (como múltiplas utilizações do H1 em diferentes páginas) que ajudam o Google a compreender melhor o conteúdo e estrutura do site. Pode criar cinco contas no Otimizador e, como tal, um Programador de Web, por exemplo, pode iniciar sessão com o seu próprio endereço de email e trabalhar nos problemas.

O Otimizador também nos permite criar o nosso próprio conjunto de palavras-chave, onde podemos monitorizar até 1000 palavras-chave semanalmente em até 50 países e estas serão calculadas para o nosso Índice de Visibilidade. Estas mesmas palavras-chave podem então ser avaliadas em comparação com até seis concorrentes para avaliar o desempenho nesses sete sites, permitindo-nos ver onde as melhorias podem ser feitas.

Considerações Finais

Como um SEO, foi um enorme prazer lidar com o SISTRIX pois este permite realizar uma análise completa dos concorrentes, uma pesquisa contínua de palavras-chave e uma considerável quantidade de monitorização. Porém, devo dizer que não tenho a certeza se esta ferramenta é adequada para principiantes que procuram uma ferramenta auto-explicativa – pelo menos até ter compreendido certos elementos de SEO. É necessário mergulhar a fundo no SISTRIX para compreendê-lo totalmente.

Dito isto, o SISTRIX possui um grande número de prós:

  • O SISTRIX permite-lhe facilmente subscrever os módulos que necessita e anular a subscrição dos módulos que não precisa.
  • O modulo ‘Social’ é atualmente oferecido de forma gratuita quando subscreve um módulo.
  • As secções da caixa de ferramentas podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto. Portanto, é mais provável utilizar todas as ferramentas com uma auditoria de site, mas se o seu site tiver uma área problemática, também pode focar-se somente nessa área.
  • O gráfico do Índice de Visibilidade permite-lhe visualizar a visibilidade do seu site em comparação com a dos seus concorrentes. Isto é ótimo para monitorizar o progresso, e adiciona um elemento único extra à análise dos concorrentes.
  • Com os ‘marcadores’ do SISTRIX, pode visualizar quando as atualizações do algoritmo do Google ocorrem, e ao entrar no seu domínio pode ver os efeitos destas no seu site.
  • Os utilizadores do SISTRIX podem adicionar até 1000 palavras-chave ao módulo do Otimizador, que também lhe permite identificar estas palavras-chave em quaisquer projetos específicos ou em diferentes áreas do site.
  • A ferramenta é ótima para identificar áreas de potencial sucesso dos concorrentes em termos de visibilidade, o que pode ser utilizado por outros sites para seguir o exemplo.

Também deparei-me com alguns contras:

  • Para um proprietário de um site que não faz parte de uma agência ou de uma grande empresa, os preços para cada módulo podem ser proibitivos.
  • Como mencionei anteriormente, demora algum tempo para dominar a ferramenta, especialmente se for novo em SEO. Portanto, poderá ser melhor obter uma demonstração do site e, assim que tiver mais algumas informações, explorar o SISTRIX.
  • A secção ‘Social’ não faz exatamente o que estaria à espera: não analisa perfis sociais, mas em vez disso analisa a forma como as páginas do seu site se estão a dar a nível social.
  • O batedor nunca irá oferecer uma análise profunda de ferramentas como o Screaming Frog, mas permite-lhe pesquisar a codificação HTML dessas páginas.

Ao continuar a utilizar o SISTRIX, tenho a certeza que irei encontrar mais funcionalidades com as quais me vou dar bem, e talvez algumas com as quais não me vou dar tão bem, mas de forma geral esta ferramenta oferece-me uma excelente visão geral que me permite monitorizar múltiplos sites, palavras-chave e concorrentes, pesquisar perfis de backlinks e levar a cabo a necessária análise na página. Acima de tudo, o SISTRIX destaca áreas que funcionam bem no que se refere aos meus clientes, e também no que se refere aos sites concorrentes. Portanto, é inevitável uma melhoria contínua.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo aqui ou via Twitter se tiver quaisquer questões sobre o SISTRIX. Se chegar à conclusão que gosta de uma parte diferente da caixa de ferramentas, entre em contacto comigo e vamos falar sobre isso!

Atualização 28/04/16: Esta semana, o SISTRIX anunciou que agora aumenta a sua base de dados de links com os dados Majestic, o que significa que os dados que vê no SISTRIX incluem tanto os seus próprios dados recolhidos como os dados de confiança do Majestic. A melhor parte destas notícias é que a nova funcionalidade e os dados estão disponíveis para todos os subscritores do módulo de ligação sem custos extra, tornando o SISTRIX ainda mais útil para SEOs e webmasters como uma caixa de ferramentas de SEO.

Atualização 30/04/16: Esta semana, o SISTRIX também anunciou que expandiu a sua base de dados de palavras-chave do Reino Unido, que monitoriza uma vez por semana, de 1 milhão para uns impressionantes 12 milhões de palavras-chave, os quais serão agora monitorizados cerca de uma vez por mês. Embora o novo conjunto de palavras-chave não nos permita visualizar o histórico dessas palavras-chave na nova secção de “Dados Alargados”, este permitir-nos-á ter uma visão geral mais diligente até mesmo nos domínios mais pequenos, permitindo-nos encontrar e monitorizar as atuais classificações das palavras-chave, facilitando ainda mais a análise dos concorrentes e a pesquisa de palavras-chave.

Pode ler mais sobre as atualizações no blog do SISTRIX ou entrar em contacto connosco para obter mais informações sobre como podemos ajudar com os serviços de SEO.

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

Loading…

Comments

comments

Oberlo recensione

Oberlo – A Sua Gateway para Fazer Milhões com Dropshipping

Buffer vs. Hootsuite: Qual a Ferramenta Certa para a Sua Marca?